Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

MELHOR ATRIZ

Fernanda Torres diz que está assustada após indicação ao Oscar: 'Inimaginável'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Montagem com dois frames de Fernanda Torres em vídeo do Instagram

Fernanda Torres em vídeo do Instagram; atriz fez agradecimento após indicação ao Oscar

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 23/1/2025 - 13h44

Indicada ao Oscar 2025 na categoria de melhor atriz, Fernanda Torres apareceu assustada e emocionada nas redes sociais. A atriz comemorou o feito histórico de Ainda Estou Aqui, que entrou na disputa pela estatueta de melhor filme e melhor filme internacional.

A intérprete de Eunice Paiva (1929-2018) publicou um vídeo no Instagram após a divulgação da lista oficial da premiação. "Queridos, eu não tenho nem o que falar. Eu queria agradecer, claro, ao Walter [Salles], à generosidade que ele teve comigo nesse filme, ao fato do nosso filme estar indicado não só para filme de língua estrangeira, mas melhor filme do ano. Isso é uma coisa inimaginável", valorizou.

"Eu queria agradecer à equipe toda, à minha família do filme, meus filhos no filme, ao Selton [Mello], à toda a equipe. Foi um filme que a gente fez na felicidade. E, acima de tudo, eu quero agradecer e homenagear essa mulher extraordinária chamada Eunice Paiva, que está por trás disso tudo, que é a geradora disso tudo. E ao Marcelo Paiva, que escreveu esse livro extraordinário e que nos possibilitou fazer esse filme", completou.

Eu jamais vou esquecer. É uma coisa histórica, é uma coisa emocionante para mim, pela minha mãe ter estado nesse lugar 25 anos atrás, pelas mãos do Walter. E também pelo que isso significa para o cinema brasileiro, para a cultura brasileira, um filme falado em português. Eu estou muito emocionada, muito surpresa.

"E queria dizer que eu amo o Brasil. Estou muito orgulhosa de uma história brasileira fazer sentido no mundo e nos trazer essa alegria, não só para mim, para o Walter, para todo mundo envolvido nesse filme, como para o país inteiro", discursou, visivelmente emocionada e segurando o choro.

"Um beijo imenso, imenso. Estou muito feliz, muito assustada, muito orgulhosa. E vive a Eunice Paiva!", finalizou.

A artista continuou com os agradecimentos na legenda da postagem. "Agradeço a todos os envolvidos no Ainda Estou Aqui. Ao público que assistiu ao filme e ao Brasil que torceu e trabalhou muito nas redes sociais por estas indicações", escreveu.

Fernanda Torres também falou sobre a indicação em entrevista ao Jornal Hoje, da Globo. "É inacreditável, estou meio nervosa ainda. É uma coisa tão grande para o cinema, pela questão com a minha mãe, e tem o Walter, a generosidade dele comigo, com a equipe. A maneira que a gente fez esse filme em português, e a Eunice Paiva, que é uma revolucionária da civilização."

"Uma mulher que lutou pela civilidade do mundo, dos direitos humanos, que lutou pela igualdade, direito e Justiça. A grande estrela desse filme é ela. Ela é um grande personagem para servir de modelo para a gente, pro modelo que estamos vivendo agora. É um filme em português, e um filme com legenda é mais difícil para as pessoas de língua estrangeira assistirem", afirmou.

Brasil no Oscar

A filha de Fernanda Montenegro disputa o prêmio de melhor atriz com Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofia Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madson (Anora) e Demi Moore (A Substância).

Além de Ainda Estou Aqui, também estão indicados na categoria de melhor filme Anora, O Brutalista, Um Completo Desconhecido, Conclave, Duna: Parte Dois, Emilia Pérez, Nickel Boys, A Substância e Wicked.

Ainda Estou Aqui divide a categoria de melhor filme internacional com A Garota da Agulha (Dinamarca), Emilia Pérez (França), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha) e Flow (Letônia).

A última vez em que uma produção brasileira concorreu a melhor filme estrangeiro foi em 1999, com Central do Brasil. Na época, Fernanda Montenegro também disputou a categoria de melhor atriz.

Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama por sua interpretação como Eunice Paiva (1929-2018). O longa sobre a família Paiva concorre ainda como melhor filme em língua não inglesa no Bafta, considerado o "Oscar britânico".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.