SAÚDE MENTAL
REPRODUÇÃO/RECORD
Rafael Nunes da Silva, mais conhecido como Mendigato, durante participação na Record em 2013
Conhecido como "Mendigato", o ex-modelo Rafael Nunes da Silva, 41 anos, foi encontrado na última madrugada e levado ao 5º Distrito Policial do Rio de Janeiro, mas optou por voltar às ruas em seguida. O jornal O Globo entrevistou a mãe dos filhos dele, Clarissa Couto, 37 anos, que informou que fará uma verdadeira peregrinação nas vias da região central da cidade em busca do ex-marido. Ela entrega que, se for preciso, irá pedir à Justiça uma internação compulsória.
Jornalista, Clarissa disse que procura por ele desde fevereiro deste ano e foi contatada quando o encontraram. Como mora em Niterói, na região metropolitana, não conseguiu chegar à delegacia a tempo de impedi-lo de ir embora. Por isso, seu plano é rodar pelas ruas para tentar encontrá-lo e conversar com ele.
Ela é mãe de uma menina de 4 anos e de um menino de 8, frutos do relacionamento com o "Mendigato". "Como ex-mulher, teoricamente, essa responsabilidade não é minha, mas sou uma pessoa que tem muito discernimento das escolhas que a gente faz na vida. E eu escolhi que ele fosse pai dos meus filhos. Então, eu penso que preciso esgotar todas as tentativas antes de eles fazerem 18 anos, porque eu tenho certeza de que, se eles pudessem escolher, eles fariam o mesmo pelo pai", explicou.
Clarissa afirmou que sua batalha vai continuar e até se emocionou, segundo a reportagem de O Globo. "O de 8 anos já tem total entendimento. Eu já conversei com ele uma vez, e evito que ele tenha acesso a qualquer situação. Já a de 4 não tem muita noção, por isso, é a que mais sofre. Acha que o pai não quer vê-la, que não a ama", falou.
O ex-modelo foi encontrado no Centro do Rio por agentes de segurança. Ele sofre de dependência de drogas desde os 18 anos, de acordo com a ex-mulher dele. Clarissa contou que na delegacia não podiam mantê-lo à sua espera contra a vontade.
"Sabemos que uma pessoa com dependência química não tem condições de decidir o que é melhor para si. E ele apresenta traços esquizofrênicos causados pelo uso da droga. Então, ele precisa de medicamento, para ter uma vida normal e lidar com os problemas. Minha missão é encontrá-lo, conversar com ele, convencê-lo a ir ao hospital psiquiátrico Pinel para uma desintoxicação. Lá, pretendo tentar um laudo da esquizofrenia dele para conseguir interná-lo compulsoriamente", revelou a jornalista.
Clarissa resumiu que o "Mendigato" usou drogas dos 18 anos aos 30, quando os dois se conheceram. Ele saiu do Paraná para viver em Niterói com ela. Eles ficou famoso depois que uma foto dele nas ruas de sua cidade natal, Curitiba, repercutir em todo o país, em 2012, quando a fotógrafa Indy Zanardo se impressionou com sua beleza.
A jornalista disse também que, um ano depois, quando ele deixou uma clínica de reabilitação, eles se encontraram porque ela iria fazer uma reportagem. O relacionamento durou oito anos, terminando em 2020. Silva ficou seis anos sem consumir drogas, mas depois recaiu, de acordo com Clarissa.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.