VOZ CONHECIDA
REPRODUÇÃO/IMDB
Magneto (Ian McKellen), Rúbeo Hagrid (Robbie Coltrane) e Dino da Silva Sauro: dublagens
José Santa Cruz (1929-2024) não foi só um dos pioneiros da TV, mas também um dos maiores dubladores brasileiros. O veterano emprestou a sua voz para diversos personagens de séries, filmes e animações de sucesso, como Dino Silva e Sauro de Família Dinossauro (1991-1994). Ele também estava por trás dos vilões Magneto, dos X-Men, e Megatron, dos Transformers.
Santinha, como era conhecido pelos colegas no meio artístico, morreu nesta sexta (26). Ele convivia com a doença de Parkinson e estava internado com uma broncopneumonia. O corpo será velado no Cemitério da Penitência, no Caju, na zona portuária do Rio de Janeiro.
O artista começou na dublagem por meio do estúdio Herbert Richers, assumindo posteriormente personagens como o jornalista J. J. Jameson nos filmes do Homem-Aranha e como Rúbeo Hagrid na saga Harry Potter.
Ele teve um papel importante também em Star Wars, em que dublou Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness) nos longa-metragens de 1980 e 1983 e Jar Jar Binks em 1999 e 2022.
Santa Cruz ainda era a voz recorrente de Danny DeVito, imprimindo a sua voz em Irmãos Gêmeos (1988), Batman: O Retorno (1992), Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003).
Ele ainda dublou Clayton Farlow (Howard Keel) da icônica série Dallas (1978-1991) e o senhor Omar (Ernest Lee Thomas) em Todo Mundo Odeia o Chris (2005-2009).
Veja alguns dos principais trabalhos de José Santa Cruz:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.