NOVIDADES DO CASO
Reprodução/Instagram
Capivara Filó e Agenor Tupinambá: influenciador terá animal de volta após comover a internet
Agenor Tupinambá, conhecido nas redes sociais por ter uma capivara de estimação chamada Filó, conseguiu a guarda provisória do bicho. Após ter sido denunciado por não ter autorização para manter o animal selvagem em sua casa, ele havia entregado Filó ao Ibama e estava tentando regularizar a situação e reverter a decisão da instituição ambiental, que o havia multado e condenado a soltar o bicho em natureza. Agora, a Justiça Federal permitiu que Filó voltasse a ficar com Tupinambá, e o Ibama a devolveu ao influenciador na manhã deste domingo (30).
O juiz Márcio André Lopes Cavalcante foi o responsável pela decisão. Ele entendeu que Agenor "vive em perfeita e respeitosa simbiose com a floresta e com os animais ali existentes".
A decisão, compartilhada pela deputada Joana Darc (União Brasil-AM), ainda diz que a realidade de Agenor é comum entre a população ribeirinha do Amazonas.
"Não é a Filó que mora na casa do Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com outros milhares de ribeirinhos na Amazônia, realidade muito difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades urbanas no Brasil", diz o documento judicial.
O influenciador ficou com a tutela da capivara, que foi devolvida a ele na manhã deste domingo. A deputada Joana Darc acompanhou Agenor Tupinambá no momento em que ele reencontrou Filó e fez live no Instagram mostrando o animal sendo transportado.
"A Filó já está com a gente, já está no carro. Vamos levá-la imediatamente pro avião. Infelizmente, a gente teve a dificuldade, mas conseguiu resolver depois de quatro horas, o que é uma vergonha. A sentença era de cumprimento imediato, mas isso não foi feito", reclamou Joana, que estava na porta do prédio do Ibama desde as 8h deste domingo. Nas redes sociais, Agenor comemorou a decisão junto à deputada.
Desde fevereiro deste ano, Agenor Tupinambá tem ganhado repercussão por compartilhar sua rotina com a capivara Filó em suas redes sociais. O influenciador, porém, foi multado pelo Ibama em R$ 17 mil e condenado a devolver o bicho para a floresta, além de precisar apagar todo o conteúdo que produziu ao longo dos meses em que esteve em posse do animal.
Tupinambá foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração da capivara. De acordo com o Ibama, uma equipe foi à fazenda do amazonense e determinou que o animal fosse solto nas proximidades. A família, porém, não concordou com a solicitação e afirmou que o bicho poderia se tornar alvo de caçadores. A capivara, então, foi levada ao Centro de Triagem, na capital do estado, na quinta-feira (27).
Desde então, porém, Agenor estava tentando reverter a situação. Seguidores anônimos e famosos se envolveram com o drama dele, como Nany People e a cantora Lauana Prado.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
TikTok
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.