Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

CRÍTICA SOCIAL

'A extrema-direita fascista tem medo da arte', diz a atriz Marieta Severo

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

A atriz Marieta Severo sorrindo, com camisa vermelha e azul, em sala de sua casa

Marieta Severo durante participação no Altas Horas; ela falou sobre o filme Ainda Estou Aqui

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 12/1/2025 - 12h11

Marieta Severo completa 60 anos de carreira em 2025 e disse viver um momento mais tranquilo atualmente, tanto pessoal quanto profissionalmente. Ela afirmou que não tem vontade de fazer novelas no momento, mas faria alguma série para plataformas de streaming. A atriz ainda exaltou o sucesso do filme Ainda Estou Aqui e alfinetou o bolsonarismo e a extrema-direita no Brasil.

Em entrevista ao jornal O Globo, publicada neste domingo (12), Marieta falou sobre sua trajetória profissional e o momento de vida que encara hoje. A atriz comentou que os últimos anos foram difíceis, tanto pelo adoecimento e a morte de seu marido, o diretor teatral Aderbal Freire Filho (1941-2023), quanto pelos ataques à cultura feitos por membros pela gestão de Jair Bolsonaro na Presidência do país e apoiadores dele.

Agora, aos 78 anos, ela disse que pela primeira vez na vida não se sente aflita e contou seus planos e vontades para o futuro na profissão. O último trabalho de Marieta na Globo foi Um Lugar ao Sol (2021), e ela deixou claro que não pretende voltar a fazer novelas.

"Não quero passar um ano indo para o Projac. Se vier algo no streaming, mais limitado... Gosto da criação, de amadurecer. Entrei em seis projetos de roteiros de filmes, que ainda estão em captação. Tomara que agora engrene com o Globo de Ouro maravilhoso da Nanda [Fernanda Torres]", declarou.

"É um prêmio para todos nós, para o cinema brasileiro e para a Cultura. Espero que a gente consiga voltar a um bom ritmo, depois daqueles quatro anos destruidores do governo anterior. É engraçado como a extrema-direita fascista tem medo da arte, né?", criticou a atriz.

Marieta Severo também mantém uma casa de espetáculos no Rio de Janeiro, o Teatro Poeira, em sociedade com a amiga Andrea Beltrão. Ela revelou que as duas sofrem muitos ataques nas redes sociais por seus projetos teatrais.

"Seguimos tentando sobreviver. As pessoas têm essa coisa odiosa de falar da Lei Rouanet sem nem entendê-la direito. Em nenhuma peça tiramos um tostão para nós, é tudo para o palco. Somos muito atacadas nas redes, e isso me dói muito", lamentou.

A própria atriz confessou que tem uma conta no Instagram, que é secreta e fechada, para evitar chateações. "Minha neta fez uma conta secreta para eu ver somente o que me interessa, como perfis de dança. Não vejo nada desse lado odioso, nem a inteligência artificial consegue me mostrá-lo, porque não sabe que estou ali. Imagina eu estar na minha casa, e essas baixarias começarem a me envenenar?", comentou.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.