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PROGRAMA MULTIMÍDIA

Pesquisa responde: público foge da Globo para acompanhar BBB 23 na web?

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Tadeu Schmidt com o Big Fone do BBB 23

Tadeu Schmidt com o Big Fone do BBB 23: programa extrapola TV com consumo nas redes sociais

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 17/2/2023 - 7h00

Edição com a pior audiência da história do reality show, o BBB 23 tem despertado uma dúvida: será que as pessoas estão deixando de ver o programa na TV para acompanhar pela web? De acordo com um levantamento da Ipsos, especialista em pesquisas de mercado, 71% do público sabe sobre o reality show pela televisão, enquanto 64% também tem na web uma forma de entender o que acontece no confinamento. Já o Globoplay é a plataforma usada por 29% das pessoas que responderam ao questionário.

Segundo Cassia Franco, gerente de Comunidades Online da Ipsos no Brasil, o Big Brother Brasil se transformou em um fenômeno multimídia, o que pode ter fragmentado a audiência. No entanto, não necessariamente esse é o motivo para queda de ibope televisivo.

"A própria Globo já faz uso de forma bastante orgânica do entretenimento do BBB em outras plataformas além da TV aberta. Ainda assim, temos que entender que o BBB nasceu na TV aberta e esse ainda é o principal canal utilizado. Mas atualmente com uma porcentagem mais fragmentada a outros meios", analisa a executiva, em entrevista ao Notícias da TV.

A pesquisa perguntou aos participantes quais plataformas eles utilizavam para acompanhar o BBB 23. Eles poderiam escolher mais de uma opção, ou seja, a mesma pessoa pode ter indicado que utiliza a TV aberta, as redes sociais e o Globoplay para saber sobre a atração comandada por Tadeu Schmidt.

"Os consumidores se acostumaram ao serviço de entretenimento on demand, com a ascensão das plataformas de conteúdo e das redes sociais. O assunto do momento, se veiculado em TV, precisa ter notoriedade suficiente para quebrar a barreira de outras mídias sociais. E nossos consumidores afirmam que isso de fato acontece. Instagram, Facebook, WhatsApp são os mais mencionados", explica Cassia Franco.

Novas formas de consumo

A pesquisa da Ipsos entrevistou, de forma online, 114 pessoas maiores de 18 anos, que estão inscritas em uma plataforma da empresa. A amostra nacional indica o comportamento nas cinco regiões do país. Dos respondentes, 85% acompanham o programa.

"Além de ser um conteúdo orgânico, que mistura cortes dos melhores momentos aos memes, as redes sociais permitem ao usuário consumir conteúdo do BBB a qualquer momento do dia. Não sendo obrigado necessariamente a separar aquele horário específico para acompanhar o programa", diz a executiva.

O fato de boa parte do público acompanhar o programa de alguma forma pela web, no entanto, não é a principal razão para a queda de audiência na TV. A temporada de 2023 é a primeira, desde que a casa foi dividida entre anônimos e famosos, que é transmitida em momento que o país não tem restrições pela Covid-19. O número de televisores está mais baixo.

Na Grande São Paulo, principal mercado publicitário, ainda nenhum programa conseguiu dar menos de 30 pontos de ibope neste ano. O BBB 23 está com 18,4 pontos, queda de mais de 20% na comparação com a edição anterior.



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