JOGO LIMPO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Fred Nicácio no Café com Eliminado desta quarta (12); médico reforçou postura antirracista
No Mais Você desta quarta-feira (12), Fred Nicácio voltou a reforçar sua postura antirracista e aproveitou para alfinetar Ricardo Camargo. O médico assistiu a uma declaração do ex-colega de confinamento sobre seu discurso em que pregava a necessidade de um pódio formado apenas por pessoas pretas no BBB 23, e ressaltou que Alface não tem muito conhecimento sobre o assunto.
A volta de Fred Nicácio na repescagem do Big Brother Brasil ficou marcada por um discurso potente do médico, em que ele propunha a seus aliados do quarto fundo do mar que apenas pessoas pretas chegassem à final do programa, como uma reparação histórica. Posteriormente, o médico pôde ver uma conversa de Alface com Sarah Aline, em que o biomédico rejeita a proposta e não gosta da atitude do ex-Netflix, o acusando de exclusão.
"Nem todo mundo que tem lugar de fala sabe o que está falando", disparou Nicácio. "O Ricardo é um homem preto que é pouco letrado racialmente. Isso ele já declarou para mim, falou algumas vezes isso comigo, que tem muito para poder aprender mais, que gostaria de aprender mais. E é isso, nem todo mundo que tem o lugar de fala sabe o que está falando."
O médico, porém, afirmou que a postura não é culpa de Ricardo Camargo. "É culpa de um sistema que impede que informações cheguem a pessoas como ele, que façam que pessoas como ele, pessoas pretas, tenham noção, ideia e letramento racial", explicou.
Fred ainda afirmou que está disposto a conversar com o brother fora do reality show. "Não existe racismo reverso, não existe. Racismo reverso é uma coisa que não acontece, porque não existe uma maioria preta que possa oprimir uma minoria branca. Nós somos uma maioria populacional, mas somos minorias representadas", pontuou.
Enquanto tivermos pessoas brancas julgando e pensando por pessoas pretas, nós vamos ter esse tipo de pensamento. Inclusive reproduzido por pessoas pretas, porque esse letramento racial não chegou até elas. Isso é danoso, isso também é fruto do racismo, isso também é resultado do que o sistema, chamado branquitude, quer. Quer que pessoas pretas não entendam a importância de ter uma reparação histórica.
Nicácio ainda relembrou outras edições do BBB e comentou que queria mexer com o privilégio branco que é perpetuado na sociedade. "Nunca, em 23 edições, tivemos um pódio todo preto. Nunca um homem preto ganhou uma edição do BBB. Por que isso não pode acontecer? Então, quando eu proponho isso, eu proponho sim. Seria incrível ver um BBB só de pessoas pretas. É incomum, e as pessoas se assustam com isso, e aí não querem entender, porque não querem aceitar. Isso é perda de privilégio", soltou.
O médico finalizou o discurso dizendo que um de seus grandes objetivos dentro do programa era trazer à tona essa discussão e dar luz às pessoas pretas. "Quantos top 5 foram [compostos] apenas de brancos? Aí quando se fala em um top 5 somente de pretos, isso assusta? Assusta, porque tira privilégio de quem está acostumado a ter. Garantia desse poder, perpetuação. E eu não estou aqui para poder garantir privilégio de branquitude nenhuma, estou aqui para poder tirar esses privilégios e trazer uma paridade racial. Essa era uma das minhas missões nesse programa e é uma das minhas missões de vida", concluiu.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com tudo sobre BBB 23, novelas, celebridades e televisão:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.