Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HAJA EXPLICAÇÃO

Como a Globo instituiu três instâncias de julgamento a eliminados do BBB 24

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com fotos de Thais Fersoza, Ana Maria Braga e dona Déa Lúcia, as três sérias

Thais Fersoza, Ana Maria e dona Déa: as três fazem temidas entrevistas com eliminados do BBB 24

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 21/3/2024 - 6h10

Foi-se o tempo em que ex-BBBs tinham vida fácil depois de serem eliminados do programa. Antes, seus únicos compromissos eram posar para fotos sensuais no site Paparazzo e atacar de DJ em boates. Agora, assim que saem da casa, os participantes são submetidos a maratonas de participações em programas da Globo. Nas entrevistas, são confrontados com suas atitudes no reality e têm de responder a três instâncias de julgamento.

A primeira é a do tribunal de Thais Fersoza e Ed Gama no Bate-Papo BBB. O programa vai ao ar no Globoplay poucos minutos depois da eliminação, então a função dos entrevistadores é apresentar ao perdedor o que pode ter resultado no fracasso dele no jogo e inteirá-los de outras fofocas da casa.

No início do programa, a postura de Thais era mais incisiva, confrontando o eliminado com tudo o que havia sido dito de mais relevante sobre sua participação. No entanto, após a participação de Nizam Hayek no Bate-Papo, a conduta dos apresentadores mudou.

A irmã do executivo de contas, que também participou da conversa, criticou Thais ao vivo. Desde então, ela e Gama têm pegado mais leve com os seus entrevistados. O Bate-Papo se tornou um obstáculo leve, quase irrelevante, na maratona pós-reality dos ex-BBBs.

Horas depois, eles enfrentam a "desembargadora" Ana Maria Braga no quadro Café da Manhã com o Eliminado, do Mais Você. Em geral, os eliminados já tiveram tempo de se informar sobre o que aconteceu dentro e fora da casa e conseguem ter uma ideia dos pontos que serão abordados na conversa.

Porém, nesta entrevista, sempre há uma dose de imprevisibilidade no julgamento de Ana Maria Braga. Ela pode aparecer com comentários e críticas contundentes às atitudes dos ex-BBBs, assim como também pode tratá-los com carinho e ser acusada de passar pano --foi o que aconteceu no papo com Yasmin Brunet.

Além disso, a segunda instância de julgamento ficou tão popular que foi vendida para um patrocinador. Ou seja: na prática, a conversa se manterá sempre a níveis educados e civilizados, terminando num clima bom.

A novidade é o crescimento da terceira instância, personalizada na figura de dona Déa Lúcia. Os eliminados do BBB 24 têm feito participações no Domingão com Huck, onde encaram a língua de chicote da mãe de Paulo Gustavo (1978-2021).

Ela tem se colocado como a voz do povo e questionado os ex-BBBs de maneira mais dura, sem passar a mão na cabeça de ninguém. Dona Déa questionou Rodriguinho, por exemplo, sobre a forma como ele falou dos corpos femininos.

O cantor ouviu tudo quieto e ainda foi obrigado a pedir desculpas. Afinal, quem ousaria rebater uma bronca da mãe mais simbólica do Brasil? --para quem não sabe, Paulo Gustavo se inspirou nela para criar dona Hermínia, protagonista da franquia Minha Mãe É Uma Peça.

Desta maneira, a Globo tem aproveitado sua programação para repercutir e tirar proveito das tretas do Big Brother Brasil até a última gota. Para os eliminados, mesmo que seja exaustivo e difícil, ainda é vantagem participar desta maratona. As outras opções seriam entrevistas constrangedoras no Fantástico ou o completo, rápido e implacável ostracismo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.