Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ESTÁVEL

Em 2024, Record dribla crise e mantém vice-liderança; Globo e SBT perdem público

Edu Moraes/Record

Ana Hickmann, Celso Zucatelli, Renata Alves e Ticiane Pinheiro posam sorridentes no cenário do Hoje em Dia

Ana Hickmann, Celso Zucatelli, Renata Alves e Ticiane Pinheiro: Hoje em Dia se deu bem contra manhã do SBT

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 2/1/2025 - 16h17

As previsões de que a TV aberta vai morrer em breve parecem não ter afetado a Record. Pelo menos, segundo o balanço final da audiência de 2024. Enquanto Globo e SBT perderam parte de seu público para o streaming, a emissora de Edir Macedo conseguiu manter seus espectadores --e assegurar a vice-liderança por mais um ano.

Segundo dados da Kantar Ibope obtidos pelo Notícias da TV com fontes do mercado, a Globo encolheu 0,4 ponto na média do dia, que considera a programação exibida entre 7h da manhã e meia-noite. Em 2023, a líder de audiência tinha registrado 13,4 pontos na Grande São Paulo; em 2024, caiu para 13 pontos cravados.

O SBT, que teve um ano difícil e encara a pior crise de audiência de sua história, sofreu uma queda de 8% e passou de 3,7 pontos para 3,4 na mesma faixa --com problemas especialmente na faixa matutina (das 7h ao meio-dia), na qual recuou cerca de 16% em audiência e em participação. A aposta no Chega Mais não deu certo, e o programa acabou cancelado às pressas.  

A Record, por sua vez, conseguiu se manter estável, com média de 5,1 pontos. É um ponto fora da curva para a TV aberta, que encara um cenário de retração. De acordo com os dados obtidos pela reportagem, o número de ligados não sofreu grandes alterações e ficou na casa dos 42,3% --indicando uma migração para plataformas de streaming e video on demand, como o YouTube.

E, se no passado a Record brigava intensamente pela vice-liderança com o SBT, agora o jogo parece mais definido. A emissora fechou o ano com o segundo lugar isolado nas faixas da manhã, da tarde e da noite, sem perder para a TV de Silvio Santos (1930-2024) em nenhum mês.

Na manhã (das 7h ao meio-dia), a Record teve 3,2 pontos de média na Grande São Paulo e 12,3% de share (percentual de televisores ligados na faixa), enquanto o SBT anotou 2,3 pontos e 8,9% de participação.

No período vespertino (do meio-dia às 18h), a emissora de Edir Macedo obteve 5,5 pontos e 13,1% de share, dois pontos à frente do SBT, que registrou 3,5 pontos de média e 8,2% de participação.

No horário nobre (das 18h à meia-noite), a Record teve seu melhor desempenho, com 6,2 pontos de média e 11,1% de share. O SBT ficou em terceiro, com 4,3 pontos de média e 7,7% de participação.

Mesmo na média 24 horas, que considera a programação completa --inclusive a madrugada, ponto fraco da Record--, a vice-líder levou a melhor sobre sua rival e marcou 3,9 pontos de média e 11% de share, contra 3 pontos e 8,4% de participação da concorrente.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.