Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

EM ALTA

CNN Brasil cresce na audiência e fecha março à frente da Jovem Pan na TV paga

REPRODUÇÃO/CNN BRASIL

William Waack tem sorriso discreto no cenário de um telejornal

O âncora William Waack: audiência do WW cresceu 16% de fevereiro para março e levantou a CNN

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 1/4/2025 - 18h39

No mês que completou cinco anos de operação no país, a CNN Brasil encontrou um motivo extra para celebrar: ela superou a audiência da Jovem Pan News no país e fechou março na vice-liderança entre os canais de notícia da TV paga, atrás apenas da GloboNews.

De acordo com dados obtidos em primeira mão pelo Notícias da TV, a CNN conseguiu o segundo lugar tanto na média do dia, que considera a programação das 7h à meia-noite, quando na média 24 horas, que vai das 6h da manhã às 5h59 do dia seguinte.

Os resultados são referentes ao PNT (Painel Nacional de Televisão), que leva em conta as 15 principais regiões metropolitanas do Brasil, segundo a medição da Kantar Ibope. Não são consideradas outras fontes de audiência dos canais, como o Prime Video, banda Ku, TVs Samsung ou YouTube.

Na média do dia, o crescimento da CNN foi de 15% em relação a fevereiro, anterior, enquanto a Jovem Pan sofreu queda de 13% em relação ao mês passado. 

Já na comparação com março de 2024, o aumento da CNN foi de 2%, contra queda de 24% da concorrente. A GloboNews também caiu 4% do ano passado para cá.

Se consideradas as 24 horas, a CNN Brasil avançou 8% em relação ao mês passado e 4% sobre a média de março de 2024. A Jovem Pan, por sua vez, caiu 13% em relação a fevereiro e 27% na comparação com março de 2024.

A maior evolução do canal de notícias foi na faixa noturna, que teve um aumento de 12% e subiu do terceiro lugar para a vice-liderança. O WW, de William Waack, puxou essa alta com crescimento de 16% em relação a fevereiro --e 29% na comparação com março de 2024.

Pela manhã, o CNN Novo Dia cresceu 33% em relação ao mês anterior --ajudando em um aumento de 11% na programação matutina. Já o vespertino CNN 360° subiu 27% e conseguiu a vice-liderança nacional no horário --mesmo com o canal ficando com o terceiro lugar na faixa da tarde.

Concorrente é a GloboNews

Em entrevista exclusiva ao Notícias da TV no mês passado, Virgilio Abranches, vice-presidente de Jornalismo, Conteúdo e Operações, afirmou que a GloboNews é a grande concorrente da CNN Brasil --já que a Jovem Pan, na visão do executivo, é mais voltada para debates e análises do que para o noticiário de fato.

"Em primeiro lugar, é importante lembrar o quanto a GloboNews reage à CNN. Eu acho que isso é um ponto importante. Pouca gente lembra que a GloboNews, antes de a CNN ser lançada, reprisava o Bom Dia Brasil às 9h da manhã. A GloboNews tinha uma programação que tinha o Estúdio i com a Maria Beltrão, que era tinha muito foco em arte, em entretenimento, no Carnaval eles levavam bateria de escola de samba para dentro do estúdio. Eles tinham a Christiane Pelajo à tarde, tinham a Leilane [Neubarth] às 18h. Essa era a programação da GloboNews, grosso modo, antes da CNN", disse.

"Depois da vinda da CNN, aos poucos isso foi sendo feito, essas substituições. Veja agora o elenco da GloboNews. Tem a Andréia Sadi no lugar da Maria Beltrão, a Julia Duailibi no lugar da Christiane Pelajo, colocaram o [César] Tralli às 18h, contrataram a Daniela Lima, vinda da CNN. Então, o perfil dos jornalistas você percebe que mudou, e o perfil do canal também. Isso tudo aconteceu depois da chegada da CNN. Então, é importante ter isso em mente, porque, às vezes, as coisas vão acontecendo e as pessoas esquecem."

"A GloboNews é a nossa concorrente, e eles nos veem assim, porque eles reagem à CNN. Veja, na Guerra da Ucrânia, nós fizemos uma baita cobertura. Se não me engano, já em março de 2022, assim que os ataques começaram. Fizemos uma baita cobertura. Em alguns dias, a GloboNews trouxe o Tiago Eltz de Nova York, que fez um programa especial sobre Ucrânia. Isso é uma reação à CNN. Então, nós somos concorrentes. Nós os vemos como concorrentes, com muito respeito, e eles nos veem assim também", ressaltou.

"Em relação aos outros canais, eu entendo, e aí acho que as pessoas vão perguntar basicamente sobre Jovem Pan. A Jovem Pan é um canal de outra natureza, tá? E aqui não tem crítica, nada. É só um canal de outra natureza. O carro-chefe da Jovem Pan é um programa que não é jornalístico, que é o Pânico. A Jovem Pan tem uma programação muito calcada em debate, opinião, polêmica. Eles não têm o perfil que a CNN tem, de ter esses jornalistas que trazem furo, informação exclusiva, bastidor. Então, se você comparar as programações e o perfil do que a gente faz, não tem como dizer que existe uma concorrência aí, porque são coisas diferentes", explicou.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.