Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ENTENDA A CONDIÇÃO

BBB 24: Por que Davi é odiado? Participante comete sequestro límbico

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Davi Brito está sentado na gramado, na área externa da casa do BBB 24

Davi Brito: aspirante ao milhão vence confinados pelo cansaço e se torna queridinho do público

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 12/2/2024 - 6h10

Grande protagonista do BBB 24, o motorista de aplicativo Davi Brito caiu na boca do telespectador por ser perseguido por participantes já conhecidos pelo "público do sofá", como Wanessa Camargo, Rodriguinho e Yasmin Brunet. O fenômeno que faz Davi ser odiado dentro da casa se chama sequestro límbico ou emocional. Isso acontece quando alguém está com a cabeça quente e não consegue pensar e se expressar de maneira racional, o que gera incômodo no convívio.

Para os adversários de Davi, nada do que ele faz é válido. Tudo é uma pedra no sapato. Desde seu jeito explosivo de comemorar os retornos dos paredões até as gentilezas de preparar um café da manhã coletivo. Invalidar as atitudes do brother tem a ver com o modo com que ele se porta perante os confinados.

Quando Davi se estressa, não consegue mais raciocinar. Então, ele não passa sua narrativa com clareza e se torna uma pessoa difícil de entender, pois está muito emotivo. Segundo Giovanni Begossi, advogado e especialista em oratória, é assim que o sequestro límbico age na mente de alguém.

"É muito importante aprender a controlar nossas emoções para poder passar essas ideias com clareza, sem sofrer o sequestro límbico", explica ele, em entrevista ao Notícias da TV.

"A nossa capacidade cognitiva diminui, e é por isso que se aconselha a não discutir de cabeça quente. Esfrie a cabeça e não tente discutir racionalmente com alguém que está estressado para não se arrepender depois", aconselha.

Curiosamente, Davi Brito passou a ser abordado pelos colegas de confinamento em momentos de catarse. Em um desses episódios, após ser alfinetado na dinâmica do Sincerão, ele discutiu com Yasmin Brunet e Wanessa Camargo por ter gritado com elas. A ação foi usada contra ele até como justificativa de voto no paredão.

É evidente que Davi representa um espelho de sua criação. O motorista de 21 anos nasceu na periferia de Salvador, na Bahia, e trabalhou como vendedor ambulante para ajudar a família pobre. O participante do BBB 24 afirmou no reality que entrou com o maior objetivo de estudar. Ele ganhou uma bolsa de estudos de uma universidade patrocinadora e revelou que fará Medicina.

Os detalhes sobre o passado e a vivência de Davi podem parecer inúteis, mas servem de origem para suas atitudes. Desde cedo, ele aprendeu a ter que lidar sozinho com seus problemas, o que exigiu certa dureza em falas e ações. É isso que incomoda seus colegas do programa.

"Ele é uma pessoa muito jovem, com uma origem mais humilde, sem formação acadêmica. Isso faz com que ele não tenha um vocabulário extremamente rico. Daí, ele pode ser visto como repetitivo em alguns momentos, mas é apenas a forma de ele se expressar naquele momento de estresse", aponta o especialista.

Oratória complexa... e de vencedor

Giovanni Begossi identificou três traços importantes na oratória de Davi Brito: coragem, resiliência e autenticidade. A tríade pode ser a responsável por levá-lo até a final do programa:

Coragem, porque ele não liga de estar sendo excluído por boa parte da casa e continua defendendo o que ele acha que é certo, e não é todo mundo que faz isso. Isso é uma característica dos ganhadores do BBB: falar o que acredita.

A resiliência de Davi se mostra justamente em seus pontos mais fracos, que são a repetição, a prolixidade e o jeito explosivo. "O Davi grita, zoa, e isso incomoda as pessoas. Ele tem sido inteligente a ponto de usar isso a favor dele, esse bom humor que ele tem e esse tom brincalhão", descreve.

O terceiro ponto é com relação à autenticidade. "Por causa do 'calabreso', que era um simples meme, ele foi crucificado na casa. E é possível notar que ele não está se moldando, esse realmente é o jeito, o carisma, e são as gírias dele. Sempre que tem alguma coisa muito engraçada no BBB, geralmente envolve o Davi", conclui Begossi.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.