PENA DE PAVÃO
REPRODUÇÃO/RECORD
Deborah Albuquerque com a pena de pavão presa à bota depois de ter sido eliminada de A Fazenda
Considerada até então uma das favoritas pelas enquetes, Deborah Albuquerque foi eliminada por questão de décimos em A Fazenda 14. Um detalhe no figurino dela, aliás, pode explicar a reviravolta na visão dos mais supersticiosos. Ela foi para a roça com uma pena de pavão presa à bota --em um sinal de mau agouro para diversas culturas ocidentais.
A peoa se apropriou do pássaro como seu símbolo no reality show da Record, chamando até mesmo os seus fãs de "pavõezinhos". Ela, inclusive, recebeu o objeto das mãos dos próprios aliados. Shayan Haghbin e Iran Malfitano a presentearam. "Solta que nem cabelo da gente. Quero mostrar para os meus netos", explicou ela.
Se o pavão é considerado um símbolo de sorte na Índia e na China, o mesmo não se pode dizer dos países de língua inglesa. O animal em si não atrai o azar, mas escoceses e ingleses não recomendam guardar as penas dentro de casa --capazes até de deixar as mulheres que moram ali solteiras para sempre.
Essa superstição é tão forte que até hoje atores e atrizes evitam subir ao palco com qualquer acessório inspirado na ave. Os que ousaram, teriam sofrido graves consequências. Um azar equivalente até a pronunciar em voz alta o título de uma das principais tragédias de William Shakespeare (1564-1616): Macbeth.
A explicação remonta até a Idade Média, em que os comerciantes rumo às Índias torciam para não cruzar o caminho dos mongóis. O reino possuía uma das maiores forças militares da época, e os soldados eram identificados justamente por uma pena de pavão.
O "olho" desenhado na ponta delas também era associado com figuras diabólicas, que poderiam espiar tudo que acontecia dentro de um imóvel a partir delas. Nos piores casos, o objeto poderia até mesmo invocar um demônio para assombrar os moradores.
A pena do pavão também era símbolo da fúria e do desejo de vingança de Hera, diante de suas inúmeras tentativas para impedir o marido Zeus de copular com uma humana. Ela colocou o gigante Argos Panoptes, com cem olhos espalhados pelo corpo, para vigiar o deus do trovão --só que Hermes colocou o monstro para dormir e cortou a cabeça dele para que o pai pudesse pular a cerca em paz.
Hera entrou em desespero ao encontrar morto um de seus principais aliados e resolveu homenageá-lo a partir do pássaro que a simboliza. Ela, então, colocou os olhos do titã na cauda do animal
Saiba tudo que está rolando em A Fazenda 14 com o podcast O Brasil Tá Vendo
Listen to "#93 - Deolane: favorita ou vilã de A Fazenda 14?" on Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.