AOS 82 ANOS
BEATRIZ DAMY/TV GLOBO
Aos 82 anos, a atriz Neusa Borges é a homenageada da série Tributo desta sexta-feira (16)
Com mais de seis décadas de carreira, Neusa Borges será homenageada em vida nesta sexta-feira (16), na série Tributo. A atriz escolheu três personagens do coração: a pombajira Carmem, da novela Carmem (1987), da TV Manchete; a doce Eugênia, de O Meu Pé de Laranja Lima (1980), da TV Bandeirantes; e a firme Dalva, de O Clone (2001), da Globo.
"O trabalho que eu fiz com aquela pombajira cigana é algo inesquecível. Também amei fazer a Eugênia e adoro a Dalva", diz a intérprete de 82 anos.
O episódio de Tributo em homenagem a ela se transforma em uma roda de samba para celebrar a trajetória da artista. "Quando cheguei na última gravação, não esperava tanto amor e carinho. Foi uma surpresa olhar para todos os lados e me deparar com fotos dos personagens que já interpretei e ver aquele mundaréu de gente cantando: levei um susto!", conta.
"Vê-los todos ali me deu uma alegria no coração. Tive vontade de sair cantando, de flutuar... A emoção foi tanta que até me esqueci de repetir um costume meu --sempre agradeço, ao fim de cada gravação, dizendo: 'Obrigada, meu Deus. Missão cumprida'. Sinto que ainda há muito amor, muitos trabalhos pela frente. Como eu sempre digo: 'Não estou preparada para cantar pra subir' (risos)", completa a veterana.
O episódio reúne depoimentos de artistas como Zezé Motta, Dhu Moraes, Xande de Pilares e Luis Miranda, que compartilha uma conversa emocionante com a homenageada em Salvador.
"Foi maravilhoso! Ele nasceu na Bahia, e eu sou baiana de coração. Já viu como o baiano é? Quando se encontra, faz do dia, da noite ou da tarde uma festa!", brinca a artista.
"O Luis luta como eu, batalha há muitos anos. E hoje estou vendo ele ser recompensado com tantos trabalhos maravilhosos. Então, fiquei muito feliz em estar com ele", continua Neusa, que atua com Miranda na série Encantado's, cuja terceira temporada está no ar às terças e quintas na Globo.
A autora Gloria Perez, com quem Neusa desenvolveu uma parceria marcante, também participa do programa. "A Neusa é uma atriz absolutamente visceral. Isso me apaixona", declara a novelista.
Nascida em Florianópolis (SC) e criada no interior de São Paulo, Neusa Borges trilhou um caminho de resistência e paixão. Cantora durante quase duas décadas, ela migrou para a televisão ainda nos tempos da TV Tupi. Depois, passou por Manchete, Bandeirantes, SBT e Globo.
Premiada com o troféu APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) por sua atuação em De Corpo e Alma (1992) e com um Kikito de melhor atriz coadjuvante pelo trabalho em Mussum: O Filmis (2023), Neusa celebra um legado. "Quando fala 'ação', ninguém segura Nega Borges", dispara a atriz.
E a trajetória continua: Neusa participa do curta-metragem Baú, ainda inédito, produzido pela Cromart Produtora em parceria com a RioFilme. Com direção de Matheus Seabra e Vinicius Romadel, o filme é protagonizado por Ygor Marçal e aborda, de forma sensível, o tema do luto a partir da perspectiva infantil.
A produção traz ainda a participação especial de Ti Ferreira como um pirata diferente e promete emocionar o público com sua abordagem poética. O lançamento está previsto para este ano.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas