EM BARRAS DE OURO
REPRODUÇÃO/SBT
A apresentadora Patricia Abravanel à frente do Show do Milhão no Programa Silvio Santos
Duas décadas e meia depois de sua primeira edição, em 1999, o Show do Milhão voltou a dar trabalho para a Globo no último domingo (27). O quadro foi responsável por fazer o Programa Silvio Santos assumir a liderança e jogar a rival para o segundo lugar --justamente quando exibia o filme Esquadrão Suicida (2016) no Domingo Maior.
Não é a primeira vez que a atração apresentada por Patricia Abravanel assume o primeiro lugar do Ibope, já que impôs alguns vexames ao reality Estrela da Casa. A temporada apresentada por Celso Portiolli em 2021 também chegou a incomodar a rede dos Marinho, dando até o dobro do ibope da Record.
Uma parte do sucesso é facilmente atribuída à memória afetiva de quem acompanhou Silvio Santos (1930-2024) à frente do Show do Milhão. Até hoje, algumas expressões utilizadas pelo apresentador na competição fazem parte da cultura popular --como o "posso perguntar?" ou "você está certo disso?".
Mas a nova versão atinge muito mais do que o telespectador que ainda "pede ajuda aos universitários" antes de responder a uma questão mais delicada. Um dos trunfos é justamente adequar o formato à realidade do seu público, num caminho oposto ao do Quem Quer Ser um Milionário?, da Globo.
Luciano Huck sempre incluiu um discurso sobre "meritocracia" no formato, no qual busca quem realmente merece o prêmio de R$ 1 milhão. Apesar de algumas perguntas mais fáceis na primeira fase, o quadro aborda assuntos um tanto alheios à própria audiência. Difícil criar proximidade com o telespectador falando sobre o Risorgimento [a reunificação da Itália] ou a Geringonça Portuguesa [frente de partidos de esquerda que governou o país].
O grande acerto do Show do Milhão é inserir o telespectador dentro do jogo. Até mesmo nos níveis mais difíceis, há um caráter de curiosidade que ajuda a colocar o programa nas conversas diárias --como na vitória de Sidiney de Moraes, que acertou a data de nascimento e de registro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, com isso, levou R$ 1 milhão para casa.
Muitas vezes, a repercussão do quadro está ligado ao fato de o telespectador saber a resposta e se irritar com a falta de conhecimento --ou com o nervosismo-- do aspirante a milionário. Nas últimas semanas, uma questão sobre o feriado que dá início à quaresma chegou a viralizar nas redes sociais.
O Quem Quer Ser um Milionário? já encontra mais dificuldade para repercutir, até porque é difícil conseguir fazer com que o público medite sobre perguntas como "Tsu Chu e Harpastum foram práticas esportivas que deram origem a qual esporte?".
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Globo
Patricia Abravanel
Programa Silvio Santos
Quem Quer Ser um Milionário?
SBT
Show do Milhão
Mais lidas