FUMANÇA BRANCA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
O jornalista Rodrigo Carvalho está à espera da fumaça branca na Praça São Pedro, no Vaticano
O telespectador do Bom Dia Rio foi avisado na manhã desta quinta (8) que o programa pode ser interrompido a qualquer momento. O apresentador Flávio Fachel explicou que há a expectativa de que um novo papa possa ser eleito já no segundo dia do conclave, uma vez que as votações já começaram no Vaticano. “Se tiver fumaça branca, entra a programação completa", anunciou.
Desde a madrugada, o âncora Roberto Kovalic já mostrava no Hora Um imagens da chaminé instalada na Praça São Pedro, à espera de um possível sinal de consenso entre os cardeais.
Espera-se que, caso o novo pontífice seja eleito, a fumaça branca seja liberada entre as 5h30 e 6h30. Caso contrário, a fumaça preta deverá ser emitida a partir das 7h.
“A gente está acompanhando tudo, se tiver alguma fumaça branca aí entra a programação completa da escolha do papa", disse Fachel. “É difícil ter, mas existe essa possibilidade", complementou Ana Paula Santos. “A gente está de olho", seguiu.
A expectativa com a fumaça branca permeou todo o jornal local, até durante a cobertura da movimentação pelas ruas da capital fluminense. “Tem gente que está de olho na chaminé, eu estou no trânsito", brincou a repórter Francine Augusto.
Para a cobertura do conclave que escolherá o novo papa, William Bonner viajou até o Vaticano, de onde apresentou o Jornal Nacional desta terça-feira (6). O âncora, porém, fez uma promessa inusitada para o público da Globo: vai tirar a correspondente Ilze Scamparini do tradicional telhado de onde ela grava suas participações para que ela esteja ao seu lado no noticiário.
"O que eu sei e posso dizer agora é que, amanhã [quarta, 7], a Ilze Scamparini vai estar aqui comigo aqui, ela prometeu", disse o âncora, depois de uma reportagem da especialista na Igreja Católica sobre como vai funcionar o conclave que se inicia nesta quarta.
Bonner viajou para a Europa depois da volta de César Tralli, enviado pela Globo para a Itália logo após a morte do papa Francisco (1936-2025). Renata Vasconcellos apresentou o "paradeiro" do colega logo no início da edição. "Do Vaticano, as informações sobre a escolha do novo papa", anunciou ela, mostrando Bonner na Praça São Pedro.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas