Carregando...

YWYZAR TENTEHAR

Atriz indígena de Vale Tudo quer quebrar estereótipos: 'Nosso lugar é questionar'

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Ywyzar Tentehar como Flávia de Vale Tudo; atriz fala sobre visibilidade indígena no audiovisual

Compartilhe
  │ 

GIULIANNA MUNERATTO

giulianna@noticiasdatv.com

Publicado em 27/5/2025 - 16h00

Em sua estreia em novelas, Ywyzar Tentehar chegou na nova versão de Vale Tudo como Flávia, personagem de Renata Castro Barbosa na versão original. A atriz, que tem origem indígena, celebra a conquista de um papel fixo no folhetim das nove, mas revela que ainda há um longo caminho a ser percorrido. Falta espaço e, principalmente, escuta para artistas indígenas no audiovisual brasileiro.

Flávia chamou a atenção de Ywyzar justamente por poder ser interpretada por qualquer atriz --com ela, entretanto, a estudante de Veterinária ganha vida com uma dimensão pessoal e única sua enquanto artista. "Eu não sou a personagem, mas a partir do momento que eu passo a ser, ela é indígena", reflete em entrevista exclusiva ao Notícias da TV

A atriz ressalta, inclusive, que seu cotidiano é múltiplo e atravessa diversas esferas --como o da grande maioria dos indígenas. "Eu vou ao cinema, escuto funk, uso saia, maquiagem mais ousada, às vezes até uma maquiagem do meu povo. Na aldeia, sou de uma forma; na cidade, de outra. Não ando na rua o tempo todo com cocar ou brinco de pena", dispara.

Por isso, Ywyzar questiona a necessidade de um estereótipo visual fixo para personagens indígenas na televisão, defendendo que a representação deve ser mais ampla e plural.

Para ela, ter alcançado um espaço no horário nobre da Globo é uma grande conquista. "Isso me emociona muito. Quando eu era criança, não via ninguém como eu na televisão. Essa falta de referência pesa, mas fico feliz de hoje poder ser essa referência para outras pessoas", conta.

Com relação aos seus papéis em outras produções, Yzywar afirma que não recusa propostas para exercer a profissão que ama, mas coloca roteiristas e diretores para pensar quando percebe que há algo estereotipado demais por trás da narrativa.

"Eu sempre converso, questiono mesmo. Acho que nosso lugar nas produções é questionar", avalia a intérprete. "Mas sempre tem quem coloque um indígena falando errado, como se não soubéssemos conjugar verbo, mesmo quando não faz sentido para a construção da personagem. Parece que só existe uma forma, e isso não dá espaço para outras histórias", acrescenta.

Apesar de já ter conquistado espaços respeitáveis, a atriz sente que ainda há muito a ser feito com relação à representatividade. Ywizar busca que o audiovisual reconheça a diversidade dos povos indígenas e permita que eles contem suas próprias histórias, com nuances e complexidade. 

"O audiovisual também é um espaço de luta e de política. Minha existência já é uma luta, dos meus antepassados, do meu povo", analisa. "Eu quero estar em certas produções para questionar mesmo, para debater, para fazer mudança", afirma.

Leia também -> Resumo dos capítulos da novela Vale Tudo.

Vale Tudo foi exibida em 1988 e é um dos grandes sucessos da teledramaturgia brasileira. O remake da novela celebra os 60 anos da Globo. A autora Manuela Dias está responsável pela atualização da trama, e Paulo Silvestrini assina a direção artística.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vale Tudo e outras novelas:

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaMhFl59cDDgqLLGSm2o":"uploads/banners/otm_banner_canal_novelas_ntv_630x162.gif" }

TUDO SOBRE

Globo

Novelas

Representatividade

Vale Tudo

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Resumos Semanais

Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 29/5 a 7/6

Quinta, 29/5 (Capítulo 52)
Renato se sente aliviado com a decisão de Leila. Leila não repara a falta de entusiasmo de Renato quando ela propõe um programa com Bruno no fim de semana. Solange vê a foto de Maria de ... Continue lendo

Mais lidas

Leia também