VALÉRIA ALMEIDA
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Valéria Almeida em relato sobre endometriose no Instagram; ela sofreu aborto aos 26 anos
A apresentadora Valéria Almeida, que comanda o quadro Bem Estar, do Encontro, revelou ter sofrido um aborto espontâneo na única vez que tentou engravidar. Agora com 41 anos, a jornalista disse que sofre com um quadro de endometriose extremamente sério. Ela fez cirurgias e lidou com a dor da perda, mas, desde então, desistiu definitivamente de se tornar mãe biológica.
O termo "mãe biológica" não foi usado por acaso: Valéria se considera uma mãe para o enteado, Lucas, hoje com 18 anos. Ela começou a namorar com o pai dele quando o jovem tinha apenas dois anos, e, por isso, pôde acompanhar boa parte do seu desenvolvimento. O marido dela, Peterson, tinha guarda compartilhada com a ex-mulher.
Valéria falou sobre sua relação com a maternidade em uma entrevista para a revista Quem. O aborto ocorreu dois anos após ela conhecer o marido, quando a jornalista tinha 26 anos.
"Descobri que tinha endometriose extremamente séria, passei por muita cirurgias, tive uma única gestação, um aborto e nunca mais engravidei. Ao mesmo tempo, o lugar do meu filho Lucas sempre esteve aqui, seria um segundo filho, que chegaria de uma outra forma. Não chegou e foi doloroso, foi um processo de muita terapia, de muito choro, muita dor até conseguir também ressignificar isso em mim", declarou ela.
Lidar com a perda não foi uma novidade para Valéria. Ela já perdeu a mãe, que morreu quando tinha 33 anos, e o pai, aos 52. Ainda assim, aprendeu a ser grata pela vida que tem --caso contrário, ficaria apenas "se lamentando".
"poderia ficar chorando as minhas dores e também estaria tudo bem assim, se fosse a minha escolha. Foram dores muito grandes, perder uma mãe, um filho, um pai. Perdi grandes amores. Não foi um processo fácil entender o não gestar novamente, porque uma coisa é você escolher, outra coisa é você não poder. Mas consegui separar muito bem o que era uma segunda gestação do que era a minha forma de gestar o Lucas no meu coração", diz.
A proximidade com o enteado é tanta que ela entrou com ele na formatura do Ensino Médio. Também esteve presente na maior parte de festinhas de escola e eventos importantes. Com a maioridade do menino, espera continuar próxima dele --apesar de a própria rotina estar uma loucura. Para precisar dar tempo para as pessoas que ama em 2024, a apresentadora precisou dizer alguns "nãos" na vida pessoal e profissional.
Ela classifica este ano, porém, como um "ano bonito de colheitas". "Tive tempo de qualidade com a família, consegui fazer viagens, comecei indo pra África do Sul, fui para Nova York a convite da ONU, depois tirei férias. Consegui estar com pessoas legais no trabalho, projetos legais, já chego ao final com o convite para apresentar o Carnaval em 2025", arrematou.
Ainda assim, ela cultiva mais um sonho. "O meu programa, como um bom filho, gestado, cultivado com muito amor. Um programa que conecte as pessoas, que tenha cultura popular, essa nossa alegria de viver, a mistura dos povos brasileiros. Nós somos muitos povos dentro de um só. Então, que venha", disse a apresentadora, que veio de uma região periférica de Santos, em São Paulo.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas