DOIS TERÇOS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Renata Saldanha e Guilherme Albuquerque no BBB 25; voto da torcida foi fundamental para campeã
A final do BBB 25 na noite de terça (23) seria completamente diferente se o reality show levasse em conta apenas o voto único durante a temporada. E não só porque Guilherme Albuquerque teria levado o prêmio milionário nesse cenário. Os próprios finalistas seriam outros, já que Renata Saldanha e João Pedro Siqueira teriam sido eliminados em paredões anteriores.
João Pedro teria saído no 14º paredão, em que enfrentou Daniele Hypolito e Maike Cruz. O salva-vidas de rodeio perdeu no voto único --com 48,88% contra 45,04% da ex-ginasta-- mas conseguiu virar o jogo com o voto da torcida. No fim das contas, a irmã de Diego Hypolito disse adeus ao jogo com uma média de 50,37%.
O resultado também seria diferente para Renata no 17º paredão, em que seria eliminada no voto único contra Vinícius Nascimento (52,64% contra 45,55%). A diferença de praticamente 20 p.p [pontos percentuais] no voto da torcida foi fundamental para salvá-la.
O voto único também mexeria no resultado de outros paredões, como na 5ª berlinda em que Vitória Strada teria saído em vez de Gabriel Yoshimoto (50% contra 45,24%). Ela ficou por uma diferença de 6 p.p no voto da torcida.
Aline Patriarca não teria saído pelo voto único no 11º paredão, mas Maike Cruz. Ela teve 45,10%, enquanto o ex-nadador contou com uma rejeição de 53,32%. Uma diferença um pouco mais que 4 p.p no voto da torcida foi fundamental para salvá-lo.
O voto único, em que cada telespectador tem direito a apenas uma escolha por CPF, foi instituído na edição passada. A direção do Big Brother Brasil queria evitar que grandes torcidas nas redes sociais desequilibrassem o jogo, como aconteceu com Arthur Aguiar no BBB 22 e Amanda Meirelles no BBB 23.
Até agora, a Globo não liberou qualquer informação sobre o sistema de votação da próxima temporada. A expectativa é que a divisão entre voto único e voto da torcida permaneça.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas