NOTÍCIA OU HUMOR?
Reprodução/Jovem Pan News e CNN Brasil
Emílio Surita, do Pânico, e Gustavo Uribe, do Bastidores CNN; noticiário cresceu em janeiro
Na guerra dos canais de notícia, o humor virou a grande arma da Jovem Pan para atrair o público --o que afeta diretamente sua audiência durante as férias do Pânico. Em janeiro, com a exibição de reprises do programa, a JP perdeu audiência e foi superada pela CNN Brasil --que assumiu a vice-liderança entre os noticiosos.
Segundo dados obtidos pelo Notícias da TV com fontes, na média do dia, que considera a programação das 7h à meia-noite, a CNN Brasil fechou janeiro com 0,09 ponto de audiência domiciliar na Pay TV no mercado nacional, um aumento de 23% em relação aos 0,07 registrado em dezembro.
Já a Jovem Pan fez o movimento inverso: do 0,10 ponto anotado no último mês do ano, teve queda de 12% e fechou janeiro com 0,09. O Pânico havia exibido sua última edição inédita no dia 20 de dezembro e só voltou a ter programas novos em 27 de janeiro.
Se considerada a média 24 horas, que leva em conta toda a programação das 6h da manhã às 5h59 do dia seguinte, a CNN Brasil cresceu 23% (de 0,06 para 0,07), enquanto a Jovem Pan caiu 14% (de 0,07 para 0,06).
No alcance de indivíduos, a CNN já era vice-líder em dezembro, com 7,4 milhões de espectadores, mas saltou para 8,6 milhões no último mês --um crescimento de 17%. A JP, por sua vez, teve um aumento de 24%, de 5,5 milhões de pessoas no fim de 2024 para 6,9 milhões em janeiro.
Curiosamente, as maiores audiências dos canais noticiosos batem de frente umas com as outras. Na Jovem Pan, o Pânico é exibido das 12h às 14h, enquanto a CNN coloca no ar o Bastidores das 12h às 15h. Na GloboNews, o Estúdio i começa mais tarde, às 13h, mas segue até as 16h.
Quando a Jovem Pan estreou, em outubro de 2021, o Pânico era exibido na TV às 23h, gravado. Mas Antônio Augusto do Amaral Carvalho Filho, o Tutinha, reclamou da audiência da emissora na hora do almoço, e o humorístico de Emílio Surita passou a acompanhar sua transmissão na rádio.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas