Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BARRACO NO SUL

Record troca cabeça de Silvio Santos por carimbo de 'fake news'; SBT responde

REPRODUÇÃO/SBT E RICTV

Anúncio de afiliada da Record (à esq.) trocou cabeça do dono do SBT por "alerta" de fake news - REPRODUÇÃO/SBT E RICTV

Anúncio de afiliada da Record (à esq.) trocou cabeça do dono do SBT por "alerta" de fake news

GABRIEL SOUZA

Publicado em 17/5/2018 - 18h37

Afiliada da Record em Santa Catarina, a RICTV trocou a cabeça de Silvio Santos por um carimbo de "fake news" em um anúncio publicado pelo SBT comemorando a vice-liderança no Ibope em todas as cidades do Estado. A manipulação sobre a propaganda do SBT foi divulgada para o mercado publicitário e veiculada em jornais da região. A afiliada do SBT reagiu nesta quinta (17). Afirmou que a rival está "desesperada". Os dados que publicou estavam certos.

As afiliadas da Record e do SBT vivem uma guerra de audiência desde o desligamento do sinal analógico em Florianópolis, em 1º de março. A RICTV tem dificuldades de transmissão no sinal digital, que não atinge todos os municípios, e perdeu audiência. A filial do SBT ganhou espaço e passou a disputar o segundo lugar também na capital. Com exceção de Joinville, a emissora já era vice-líder nas outras cidades.

O primeiro material publicitário do SBT foi divulgado na tarde de segunda (14). Nele, festejava a vice-liderança na capital e em Lages, Blumenau, Criciúma, Chapecó e Joaçaba. O anúncio, no entanto, não revelava a fonte dos dados, o Ibope.

Na manhã do dia seguinte, a RICTV retrucou com uma cópia do mesmo anúncio, desta vez trocando a cabeça de Silvio Santos pelo carimbo "Cuidado, fake news". A afiliada da Record chamou a concorrente de "emissora C" e disse ter "compromisso pela ética e pela verdade".

A propaganda da RIC também tinha uma nota da Kantar Ibope afirmando ter solicitado a suspensão do anúncio do SBT, por não estar de acordo com as normas de divulgação de dados. 

Na tarde de ontem (16), o SBT divulgou um novo material, semelhante ao primeiro, desta vez creditando os dados como pertencentes ao Ibope. Em uma rede social, debochou da RIC.

Hoje, o SBT Santa Catarina emitiu nota em que acusa a Record de estar "desesperada". "No afã de deslegitimar a vice-liderança do SBT SC, a emissora concorrente utilizou artifícios condenáveis, maculando a figura do comunicador Silvio Santos", reclamou.

Em Florianópolis, a emissora de Silvio Santos teve média de 3,8 pontos entre janeiro e abril deste ano, contra 3,4 da afiliada da Record.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.