Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Crise na dramaturgia

Record prioriza novela bíblica e assusta elenco após cortes

Divulgação/Record

Cena de A Escrava Isaura, de 2004, que a Record pretende retomar em nova novela em 2015 - Divulgação/Record

Cena de A Escrava Isaura, de 2004, que a Record pretende retomar em nova novela em 2015

DANIEL CASTRO

Publicado em 19/6/2014 - 17h16
Atualizado em 20/6/2014 - 6h42

Anunciado em janeiro para o final deste ano, o segundo horário de novelas continua vivo na Record, mas cada vez mais menos gente acredita que ele vai sair. A emissora decidiu priorizar sua primeira novela bíblica, Os Dez Mandamentos, que teve sua estreia adiada para fevereiro do ano que vem, na faixa das 20h30, e assustou seu elenco, após cortes que devem atingir 80 atores.

Nos bastidores do RecNov (central de estúdios da Record no Rio), teme-se que a emissora passe a investir apenas em produções bíblicas, que têm dado melhores resultados no Ibope, e feche o atual horário de novelas, das 21h15, que vem sofrendo no Ibope mesmo enfrentando a novela das nove da Globo de pior audiência da história.

A Record sustenta que o segundo horário de novelas não irá fechar o primeiro. Informa que a novela que substituirá Vitória, há três semanas no ar, será um texto original de Gustavo Reiz, que contará a vida da avó e da mãe da escrava Isaura do livro escrito em 1875 por Bernardo Guimarães (1825-1884) e adaptado pela Globo (1976) e Record (2004). Deve estrear em março de 2015, em uma produção mais modesta, com elenco enxuto e poucos cenários, como foi Dona Xepa (2013).

Mas, ao contrário da novela bíblica, em pré-produção desde fevereiro, a substituta de Vitória ainda não tem diretor. Edson Spinello, que iria comandá-la, não renovou contrato com a Record. No momento, a Record não tem nenhum diretor-geral disponível para começar a tocar a história pregressa da escrava que marcou o retorno da Record à teledramaturgia, em 2004. 

Ivan Zettel, que começou a gravar a minissérie Plano Alto na última segunda, será o próximo a ficar "disponível", mas somente em outubro. Não será surpresa para ninguém se a novela de Gustavo Reiz, que caiu nas graças dos bispos após adaptar a bíblica Sansão e Dalila, em 2011, virar substituta de Os Dez Mandamentos no segundo semestre de 2015. Isso se a Record não decidir emendar uma novela bíblica em outra.

Além de adiar Os Dez Mandamentos para 2015 e lançar dúvida sobre o segundo horário de novelas, a Record postergou o projeto de uma série baseada no livro Casamento Blindado, de Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo.

Os temores sobre o futuro da teledramaturgia aumentaram depois que a emissora decidiu não renovar com vários atores, entre eles Leonardo Brício e Renata Dominguez, que foram protagonistas da "retomada". A emissora adotou uma política de contratos por obra e manterá contratos longos apenas com atores que julga indipensáveis, e seu banco de elenco não deverá ultrapassar cem profissionais, o que torna inviável um segundo horário de novelas. 

A saída de Edson Spinello vai desfalcar um setor em que a Record já era carente. Ela ficou com apenas quatro diretores-gerais (Alexandre Avancini, Ivan Zettel, Edgard Miranda e João Camargo). Hoje, os quatro estão ocupados com projetos. Avancini toca Os Dez Mandamentos; Zettel, Plano Alto; Miranda, Vitória; e Camargo, Milagres de Jesus.

LEIA TAMBÉM:

'Maridos' de Juliana fazem barraco em hospital na hora do parto

Camiseta com Marilyn usada Isabelle Drummond vira hit na Globo

Helena se transforma em mulher fogosa e transa em cavalgada 

Marina e Clara se casam sem véu e grinalda e planejam ter filhos

Record, SBT e Rede TV! querem cobrar de assinante da TV paga

Após debandada de ex-globais, Record demitirá mais 80 atores


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.