Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Mudanças na Globo

Promoção de Renata Vasconcellos ao Jornal Nacional corrige 'injustiça'

João Cotta/TV Globo

A jornalista Renata Vasconcellos no cenário antigo do Fantástico, que assumiu em outubro de 2013 - João Cotta/TV Globo

A jornalista Renata Vasconcellos no cenário antigo do Fantástico, que assumiu em outubro de 2013

DANIEL CASTRO

Publicado em 15/9/2014 - 9h37

Muita gente dentro e fora da Globo considerou um erro a promoção de Patrícia Poeta a apresentadora do Jornal Nacional, no lugar de Fátima Bernardes, no final de 2011. Para os críticos, a emissora deveria ter dado a cadeira vizinha de William Bonner a Renata Vasconcellos, então no Bom Dia Brasil. Nessa ótica, a substituição de Poeta por Vasconcelos, anunciada na manhã desta segunda (15) em nota oficial, corrige uma injustiça.

De acordo com o comunicado oficial da Globo, em 3 de novembro próximo Patrícia Poeta deixará a bancada do Jornal Nacional para se dedicar a um novo programa, de entretenimento, o que por enquanto é apenas uma ideia, uma promessa para 2015. Em seu lugar assumirá Renata Vasconcellos, há menos de um ano no Fantástico. Na vaga de Vasconcellos no Fantástico, ficará Poliana Abritta.

O comunicado da Globo e fontes da emissora dizem que não há correção de rota nenhuma nessa mudança. Sustentam que a saída de Poeta do JN já estava acertada, desde 2011. Ela ficaria somente três anos no telejornal. Muito pouco tempo se lembrarmos que sua antecessora, Fátima Bernardes, ocupou o posto durante 13 anos e meio. Ou que Bonner é apresentador do JN desde 1996, há quase 20 anos.

Renata Vasconcellos, por sua vez, mal esquentou o cenário high-tech do Fantástico. Ela assumiu o cargo em 6 de outubro do ano passado. Ou seja, ficará nele apenas um ano e um mês. Um recorde. Gloria Maria ocupou o lugar durante nove anos. Nem Renata Ceribelli ficou tão pouco tempo _permaneceu durante quase dois anos.

Correção de rota ou não, Renata Vasconcellos não estava tão bem no Fantástico quanto na bancada dos telejornais pelos quais passou. Ela é séria demais para ancorar material de entretenimento puro. Nem o enquadramento do Fantástico a favorece. Vasconcelos fica bem em em planos fechados, não em pé, ainda mais ao lado do "gigante" Tadeu Schmidt.

E, para o público que acompanha o jornalismo da Globo, sua ida em definitivo para o JN é mais do que justa. Quando cobriu as férias de Patrícia Poeta no JN, no ano passado, foi muito elogiada na Central de Atendimento ao Telespectador da Globo.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.