LUTO

Morre Paulo Silvino, grande nome do humor, eterno porteiro do Projac

Divulgação/Globo

O humorista Paulo Silvino em cena como o personagem Severino de Zorra Total, em 2015 - Divulgação/Globo

O humorista Paulo Silvino em cena como o personagem Severino de Zorra Total, em 2015

REDAÇÃO - Publicado em 17/08/2017, às 11h28

Morreu na manhã desta quinta-feira (17), aos 78 anos, o ator Paulo Silvino (1939-2017). Segundo a TV Globo, ele estava em sua casa, no Rio de Janeiro, e não resistiu a complicações de um câncer no estômago, contra o qual lutava desde o ano passado. Silvino ficou consagrado como comediante ao participar do elenco de diversos programas humorísticos ao longo 50 anos na emissora.

Paulo Silvino começou a carreira artística na música: aos 20 anos, lançou um disco de samba, no qual cantava canções de sua autoria. Na década de 1960, passou a trabalhar mais no teatro e também atuou em emissoras como TV Tupi, TV Rio e TV Excelsior.

A estreia na Globo aconteceu em 1966 como apresentador do programa Canal 0, que tirava sarro da programação das emissoras no Brasil. 

O talento de Silvino foi, a partir de então, explorado em outras atrações da Globo: ele se destacou em programas como Faça Humor, Não Faça Guerra (1970-1973), Satiricom (1973-1975), Planeta dos Homens (1976-1982) e Viva o Gordo (1981-1987). O humorista chegou a substituir Chacrinha no Cassino do Chacrinha, em 1988.

Silvino também passou pelo SBT de 1989 a 1992, quando atuou em A Praça É Nossa e na Escolinha do Golias, ao lado de Ronald Golias (1929-2005). De volta à Globo, foi o aluno Olegário Carnaval da Escolinha do Professor Raimundo, de 1993 a 1995.

Na década de 1990, Silvino enfrentou um drama na família. Seu filho Flávio, que também era ator e cantor, sofreu um grave acidente de carro, em 1993, e ficou três meses em coma. Ele vive até hoje com sequelas cerebrais e fez apenas breves participações na TV desde então.

O humorista, no entanto, continuou o trabalho na Globo nas décadas de 2000 e 2010. No Zorra Total, ele interpretou vários personagens, e Severino foi o mais famoso deles (com o bordão "Cara crachá"). Deixou o programa neste ano.

Em 2016, o ator descobriu que tinha um endocarcinoma (câncer de estômago) e foi submetido a uma cirurgia e sessões de quimioterapia. A doença, no entanto, se espalhou, e a família preferiu manter o humorista em casa.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

The Walking Dead

The Walking Dead

Ficha técnica: Terror, EUA, 2010. Showrunner: Scott Gimple. Elenco: Andrew Lincoln, Norman Reedus, Melissa McBride, Lauren Cohan, Danai Gurira, Chandler Riggs, Jeffrey Dean Morgan. Disponível na Fox e no Now.

Sinopse: Baseada em uma história em quadrinhos, The Walking Dead conta a história de um grupo de sobreviventes, liderados pelo xerife Rick Grimes (Andrew Lincoln), após um apocalipse zumbi. Toda a população da Terra é infectada por um vírus misterioso que transforma os mortos em zumbis. 

Por que assistir: The Walking Dead é mais do que uma simples matança de zumbis (apesar de haver desconcertantes massacres). O drama expõe como o ser humano age na escassez e no caos e precisa da ajuda do outro para sobreviver. E não há espaço para gente frouxa nesse mundo, todos têm de pegar em armas, da dona de casa ao padre. Tudo para derrotar vilões ao longo da jornada.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Mulheres em foco

Claudia Winkleman (à esq.) e Tess Daly, apresentadoras da BBC: salário menor - Reprodução/BBC A BBC, principal rede de TV do Reino Unido, anunciou um novo plano de carreira que melhorará a vida das funcionárias da empresa. Diretora da versão escocesa da emissora, Donalda MacKinnon será a responsável pelo ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Com quem Maria Vitória deve ficar em Tempo de Amar?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook