Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Processo

Justiça condena SBT por plágio de quadro de namoro da Record

Kelly Queiroz/SBT

Celso Portiolli no cenário do Passa ou Repassa; para Justiça, Jogo do Amor é cópia de quadro da Record - Kelly Queiroz/SBT

Celso Portiolli no cenário do Passa ou Repassa; para Justiça, Jogo do Amor é cópia de quadro da Record

PAULO PACHECO

Publicado em 17/7/2014 - 11h47
Atualizado em 17/7/2014 - 11h48

A Justiça de São Paulo condenou o SBT por plágio de um quadro de namoro da Record e terá que pagar à emissora multa de R$ 350 mil por danos morais. O juiz Rogério Marrone de Castro, da 27ª Vara Cível,  julgou favoravelmente à rede de Edir Macedo uma ação em que o Domingo Legal é acusado de copiar o Jogo da Afinidade, quadro do extinto Tudo É Possível. No SBT, o quadro ganhou o nome de Jogo do Amor. A sentença foi assinada na última segunda-feira (14). O SBT discorda da acusação e informa que vai recorrer da decisão judicial.

Para a Justiça, o Jogo do Amor é plágio do Jogo da Afinidade porque "há reprodução similar de elementos no que toca à atuação e postura dos apresentadores, roteiro de perguntas formuladas aos participantes, castigos aplicados com personagens atraentes fisicamente, perfil dos participantes representados por celebridades ou artistas, presença de auditório etc.".

A Record registrou o Jogo da Afinidade no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) em 2005 e estreou o quadro em 2008. O Jogo do Amor, por sua vez, foi registrado pelo SBT em 2012. Nos dois quadros, casais famosos respondem a perguntas sobre o relacionamento. Quem erra sofre "castigos" de sedutores, como beijos, massagens e stripteases.

O Domingo Legal lançou o Jogo do Amor em julho de 2012 para concorrer com o Jogo da Afinidade do Tudo É Possível. Na estreia, participaram o cantor Belo e sua mulher, Gracyanne Barbosa. O mesmo casal havia ido ao quadro da Record em 2010.

Belo e Gracyanne Barbosa participam do Jogo do Amor (esq.), no SBT, e do Jogo da Afinidade (dir.), na Record (Montagem/Reprodução)


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.