Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Fácil de navegar

Controle remoto de TV conectada 'ouve' e funciona como mouse

Reprodução

O controle remoto Smart Magic, da LG, que facilita a navegação nas TVs com a nova plataforma webOS - Reprodução

O controle remoto Smart Magic, da LG, que facilita a navegação nas TVs com a nova plataforma webOS

EDUARDO BONJOCH

Publicado em 15/7/2014 - 18h17
Atualizado em 17/7/2014 - 6h13

Eles estão menores, trazem poucas teclas, mas são capazes de fazer muito mais coisa do que os modelos antigos. Os controles remotos das TVs modernas reconhecem a voz dos usuários e funcionam como mouse para que o telespectador consiga navegar pela internet na tela grande com muito mais facilidade.

Segundo Rogério Molina, gerente-geral de TVs da LG, essa nova geração de controles reflete bem a mudança no papel dos televisores. “Cada vez mais os telespectadores estão acessando a internet pela TV e os controles precisaram se adaptar a essa realidade”, diz. “Só os comandos de liga e desliga, volume e troca de canal não conseguem mais suprir as necessidades dos consumidores, que querem aproveitar muitas outras funções dos novos televisores.”

Em geral, os controles “turbinados” acompanham as TVs mais sofisticadas de cada fabricante, que levam vantagem na variedade de recursos. Molina afirma que, ao longo deste ano, 20 modelos da LG já virão com o controle Smart Magic, que traz apenas nove teclas (contra 43 de um controle convencional) e foi desenvolvido para facilitar o acesso a conteúdos da internet pelo televisor.

Hoje, esse controle está disponível em telas de 39 a 84 polegadas. Na lista, estão todos os televisores com a nova plataforma webOS, que é a aposta do fabricante para aproximar os mundos da TV e da internet.

As principais diferenças estão na possibilidade de escolher um aplicativo de internet sem deixar de ver o programa na TV e de mudar de conteúdo, da TV para a web e vice-versa, com a mesma facilidade com a qual o telespectador troca de canal. E basta mais um toque no controle para retornar à programação anterior, com muita rapidez.

Você fala e o controle entende

Quem costuma acessar a internet pela TV deve ficar atento a algumas funções dos novos controles, que tornam a navegação muito mais simples. A primeira é a capacidade de usar o acessório como se fosse um mouse na tela, dispensando as teclas destinadas a funções específicas.

Embora apresente mudanças de acordo com o fabricante, esse recurso está presente em TVs de várias marcas, como LG, Panasonic, Philips, Samsung e Sony.

Em geral, o procedimento é o mesmo dos computadores: é só direcionar o ícone que passeia pela tela para o aplicativo, foto, vídeo ou texto que deseja acessar. Em seguida, o telespectador deve clicar na tecla do controle que carrega o conteúdo selecionado (recurso clássico do botão esquerdo do mouse).

A função de reconhecimento de voz ainda pode ser bem útil, principalmente quando o usuário está acessando a internet. Controles da LG e da Panasonic, por exemplo, permitem fazer buscas na web através da fala.

Os controles da LG ainda transformam a fala em posts escritos, que podem ser enviados diretamente para as redes sociais, como Twitter ou Facebook. A vantagem é que o consumidor consegue pular a etapa da digitação dos textos na tela, que exige tempo e paciência.


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.