Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Mais mudanças

Fantástico sacrifica jornalismo e prioriza entreteninento; Globo nega

João Cotta/TV Globo

Zeca Camargo, Renata Ceribelli, Renata Vasconcellos e Tadeu Schmidt no Fantástico do último domingo - João Cotta/TV Globo

Zeca Camargo, Renata Ceribelli, Renata Vasconcellos e Tadeu Schmidt no Fantástico do último domingo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 1/10/2013 - 16h19
Atualizado em 2/10/2013 - 16h56

[notícia atualizada às 17h de 2/10/2013]

Após anunciar a mudança no time de apresentadores, a direção da Globo comunicou ontem (30) aos profissionais da revista semanal sua nova linha editorial. Resumidamente, o Fantástico vai sacrificar o jornalismo (reportagens especiais e investigativas, principalmente) e priorizar o entretenimento.

O programa, que completou 40 anos, também será reformulado visualmente. Junto com a estreia da programação de 2014 (entre a última semana de março e a primeira de abril), a atração passará a ser apresentada em uma redação-estúdio, que está sendo construída no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

Segundo uma fonte do Notícias da TV, a mudança de conteúdo é o que preocupa os jornalistas do Fantástico, muitos deles focados em trazer notícias relevantes e furos de reportagem.

Pela nova proposta, a Globo irá mostrar mais como o Fantástico é feito. Haverá câmeras por toda a redação-estúdio.

Ontem, foi realizada uma reunião anual do Fantástico, juntando todos os profissionais do Rio e de São Paulo. 

Na reunião de ontem, chamou a atenção a presença do publicitário Sérgio Valente, ex-DM9, que desde o início do ano está à frente da área de Comunicação (ex-Central Globo de Comunicação). Ele disse que estava ali para "dar pitacos" e que o entretenimento passará a ser o foco do programa.

Renata Ceribelli e Zeca Camargo, que domingo se despediram do Fantástico, também estavam presentes na reunião.

O programa agora terá dois apresentadores (Renata Vasconcellos e Tadeu Schmidt), e não mais três.

A nova redação do Fantástico deveria ter ficado pronta em agosto. Mas não deu tempo de finalizá-la para as comemorações dos 40 anos.

Outro lado

Após a publicação desta notícia, a Comunicação da Globo negou a informação de que o Fantástico irá priorizar o entretenimento em detrimento do jornalismo. "Nunca houve nem haverá isso", diz a emissora. Segundo a Globo, a frase atribuída a Sérgio Valente é "mentirosa".

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.