Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FORA DA BANCADA

'Contra o racismo', Globo afasta William Waack após vazamento de vídeo

Reprodução/TV Globo

O âncora William Waack na bancada do Jornal da Globo: ele afirma não se lembrar de fala - Reprodução/TV Globo

O âncora William Waack na bancada do Jornal da Globo: ele afirma não se lembrar de fala

REDAÇÃO

Publicado em 9/11/2017 - 0h29

O jornalista William Waack não apresentou o Jornal da Globo desta quarta-feira (8). E não voltará à bancada pelos próximos dias. A Globo decidiu afastar o âncora do jornalístico após vazar na internet um vídeo em que Waack faria comentários racistas em um intervalo do programa.

No comunicado divulgado à imprensa, a emissora afirma que é "visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações" e aponta que o vídeo de Waack tem "comentários, ao que tudo indica, de cunho racista".

No vídeo, gravado há exatamente um ano, Waack estava em Washington para a cobertura das eleições dos Estados Unidos. Ele se preparava para entrar no ar ao vivo quando um motorista passa na rua, buzinando.

"Está buzinando por que, seu merda do cacete?", reclama Waack. Em seguida, ele se vira para o comentarista Paulo Sotero e afirma: "Deve ser um, com certeza, não vou nem falar de quem, eu sei quem é. Sabe o que é?".

Sotero parece confuso e Waack move sua boca em um cochicho inaudível. Segundo internautas, ele teria dito "Preto, né? É coisa de preto com certeza". Segundo o comunicado da Globo, Waack afirmou não se lembrar do ocorrido, mas pediu desculpas.

Durante o afastamento de Waack, a jornalista Renata Lo Prete comandará o Jornal da Globo. No início do telejornal desta madrugada (9), ela leu o texto do comunicado que anunciou o afastamento do apresentador.

Confira o comunicado da Globo na íntegra:

"A Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida."

"Nele, minutos antes de ir ao ar num vivo durante a cobertura das eleições americanas do ano passado, alguém na rua dispara a buzina e, Waack, contrariado, faz comentários, ao que tudo indica, de cunho racista. Waack afirma não se lembrar do que disse, já que o áudio não tem clareza, mas pede sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação."

"William Waack é um dos mais respeitados profissionais brasileiros, com um extenso currículo de serviços ao jornalismo. A Globo, a partir de amanhã [9], iniciará conversas com ele para decidir como se desenrolarão os próximos passos."

Veja o vídeo que vazou na internet na quarta-feira (8):

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.