Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Comerciante Apu

Comediante denuncia racismo de personagem indiano de Os Simpsons

Divulgação/Fox

O comerciante indiano Apu em Os Simpsons; atores criticam caracterização do personagem  - Divulgação/Fox

O comerciante indiano Apu em Os Simpsons; atores criticam caracterização do personagem

REDAÇÃO

Publicado em 27/7/2017 - 17h31

O comediante norte-americano Hari Kondabolu, descendente de indianos, lançou nesta quinta (27) o trailer do seu polêmico documentário The Problem With Apu (O Problema com Apu, em tradução livre), do canal TruTV. Nele, discute o quanto a caracterização do comerciante Apu Nahasapeemapetilon, de Os Simpsons, é racista e ofende indianos.

"Há sotaques que naturalmente soam engraçados para os brancos norte-americanos. Ponto-final", disse o roteirista e um dos produtores-executivos de Os Simpsons, Dana Gould, em entrevista para o documentário, sobre o jeito de Apu falar na animação. "É engraçado porque é racista", devolveu o comediante.

O comediante Hari Kondabolu em seu documentário

Kondabolu ouviu vários atores com ascedência indiana, de destaque em Hollywood, entre eles Maulik Pancholy (Star Trek: Discovery) e Utkarsh Ambudkar (The Mindy Project), e listou os problemas que o personagem traz.

"Eu odeio Apu. E por causa dele eu não gosto dos Simpsons", revelou Kal Penn, ator de Designated Survivor. Ao ouvir isso, Kondabolu tentou ressaltar algum ponto positivo da animação, mas foi logo cortado por Penn: "[Você ama os Simpsons] porque você odeia a si mesmo."

Já a atriz Sakina Jaffrey (House of Cards) foi mais longe e comparou o som da voz do Apu e seus trejeitos ao de um macaco.

No documentário, Kondabolu não deixa passar batido que o dublador de Apu é branco: Hank Azaria, que também faz as voezes do bartender Moe, do policial Clancy, entre dezenas de outros personagens na animação.

A peça recupera um vídeo antigo de Azaria no qual ele explica como o tom de voz de Apu surgiu. "Eu comecei a falar assim [usando o sotaque carregado] e não era tremendamente preciso, até um pouquinho estereotipado, mas foi aprovado", falou.

As primeiras imagens de The Problem With Apu foram divulgadas no seminário da TCA (Associação dos Críticos de Televisão dos Estados Unidos). O documentário ainda não tem data de estreia.

TUDO SOBRE

Fox

Os Simpsons

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.