Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Bastidores

Antes de decidir sair, Evaristo Costa se 'queimou' com chefes na Globo

Reprodução/TV Globo

Evaristo Costa no Jornal Hoje de ontem (26); jornalista vai deixar a Globo após quase 20 anos - Reprodução/TV Globo

Evaristo Costa no Jornal Hoje de ontem (26); jornalista vai deixar a Globo após quase 20 anos

DANIEL CASTRO

Publicado em 27/7/2017 - 6h41
Atualizado em 27/7/2017 - 17h50

A notícia de que Evaristo Costa está deixando a Globo pegou muita gente de surpresa, exceto na cúpula da emissora. Entre alguns dos principais executivos do jornalismo da rede, aliás, a decisão nem foi lamentada. É que o apresentador do Jornal Hoje estava "queimado" com seus superiores já havia algum tempo. Costa apresentou o telejornal pela última vez nesta quinta (27).

Apesar de muito carismático e querido pelo público, Costa não era visto como um modelo de apresentador para a Globo. Internamente, era considerado desinteressado e limitado, que só sabe ler notícias, que não tem "conteúdo" e não se esforça para fazer outras atividades, como reportagens especiais.

Sua participação no próprio Jornal Hoje era tida como muito tímida. Ele não frequentava reuniões, não fazia sugestões, não escrevia uma única nota _só as manchetes que tinha de ler. No baixo clero da Redação de São Paulo, ganhou fama de reclamão.

reprodução/TV Globo

Evaristo Costa se despede do Jornal Hoje com um aperto de mão em Sandra Annenberg

Ex-repórter do Mais Você e moço do tempo, Evaristo Costa caiu em desgraça com a cúpula da Globo durante as eleições de 2014. No dia do primeiro turno, ele foi escalado para apresentar resultados das apurações nos Estados, numa cobertura ancorada por William Bonner ao longo de todo o domingo. Mas errou tanto que foi substituído por Ana Paula Araújo no segundo turno.

Na época, o coapresentador do Jornal Hoje foi duramente criticado nas reuniões de jornalistas da emissora, inclusive por Bonner. No ar, ele pareceu estar nervoso e se atrapalhou o tempo todo com o telão que projetava números das eleições.

Costa deitado no cenário do Fantástico: para muitos na Globo, a imagem 'perfeita' (Reprodução/Instagram)

Costa virou piada nas redes sociais ao dizer que os Estados do Acre e do Pará ficam no Nordeste. Chegou a ser interrompido por Bonner, que reclamou no ar que ele estava passando informações repetidas.

Hoje, confirmada a não-renovação do contrato do apresentador de 40 anos, muita gente na Globo especula que ele já não via muito futuro na emissora e decidiu sair por cima. Com quase 5 milhões de seguidores no Instagram, Costa não terá muita dificuldade para conseguir viabilizar um novo negócio enquanto viver no exterior (ele deverá se mudar com a família na Inglaterra). E não ficará desempregado se voltar ao Brasil.

Bolsa de apostas
Na Globo de São Paulo, a pergunta que não quer calar é o que acontecerá com a vaga de Evaristo Costa no Jornal Hoje. Alguns jornalistas defendem que ela será extinta, que Sandra Annenberg passará a apresentar o telejornal sozinha. Argumentam que isso é uma tendência, que já aconteceu com o Jornal da Globo quando Christiane Pelajo foi afastada, em outubro de 2015.

Uma outra ala especula que haverá uma dança de cadeiras. Atualmente no SP1, César Tralli é visto como favoritíssimo, mas não será surpresa se o escolhido for Rodrigo Bocardi (do Bom Dia São Paulo), Fernando Rocha (do Bem Estar), Roberto Kovalick ou algum profissional do sexo masculino atualmente em Brasília.

Caso o escolhido venha a ser Tralli, a especulação passa a ser sobre seu substituto no SP1. Bocardi seria o favorito, mas Kovalick, Fernando Rocha e até o repórter e apresentador do tempo Tiago Scheuer teriam chances. Pouca gente aposta numa apresentadora, como Gloria Vanique ou Michelle Barros.

Atualização - Após a publicação deste texto, o diretor-geral de jornalismo da Globo, Ali Kamel, enviou a seguinte nota:  

"Li com surpresa a nota sobre a saída de Evaristo Costa. Ninguém fica 14 anos numa bancada 'queimado' com seus superiores. A decisão de sair foi dele e não da emissora, e isso, por si só, diz muito. Como diretor de jornalismo da TV Globo, respeito a decisão dele e lamento que o blog Notícias da TV tente desmerecê-lo de forma tão agressiva".

O Notícias da TV, que não é blog, mantém as informações e lembra que não publicou que a decisão de deixar a Globo não tenha sido de Evaristo Costa.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.