Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Não faz sentido

Binóculos, Julio Iglesias e zoeiras de Silvio: Cinco bizarrices de Em Nome do Amor

Fotos: Reprodução/SBT

O apresentador Silvio Santos entrevista participantes do Em Nome do Amor na década de 1990 - Fotos: Reprodução/SBT

O apresentador Silvio Santos entrevista participantes do Em Nome do Amor na década de 1990

REDAÇÃO

Publicado em 30/5/2018 - 5h57

Fora do ar há 18 anos, Em Nome do Amor ganhará um remake no SBT. A emissora produz atualmente uma versão atualizada do programa para suas plataformas digitais, com previsão de estreia para 12 de junho, Dia dos Namorados. Os jovens que se inscreverem terão suas chances de encontrar o amor na TV _ou apenas de pagar muitos micos.

Exibido nas noites de domingo de 1994 a 2000, Em Nome do Amor era apresentado por Silvio Santos, num palco com formato de coração. Moças e rapazes tinham a oportunidade de se conhecerem e responderem à pergunta do dono da emissora: "É namoro ou amizade?". Se respondessem namoro, ganhavam uma viagem de fim de semana; se fosse amizade, saíam de mãos vazias.

No entanto, todo o formato do Em Nome do Amor ficou datado, e alguns detalhes pareceriam totalmente bizarros e incoerentes para a televisão e os telespectadores atuais. Os pretendentes, em sua maioria, eram menores de idade, e observavam uns aos outros com binóculos no estúdio.

Relembre cinco fatos do Em Nome do Amor que não fariam sentido nos dias de hoje:

Participantes recebiam binóculos para olhar pretendentes no palco do Em Nome do Amor

Binóculos
Assim que chegavam ao estúdio do programa, os participantes eram recepcionados por Silvio Santos, que entregava um binóculo a cada um. Homens se sentavam de um lado do palco e mulheres do outro, e assim eles podiam usar os binóculos para olhar os detalhes de cada um e escolher seus pares para uma dança.

Além de constrangedora e um tanto bizarra, essa técnica estaria ultrapassada nos dias de hoje. Nos bastidores do SBT, os pretendentes do programa certamente já encontrariam os perfis um dos outros em aplicativos como Instagram e Tinder, e a "checagem" ficaria muito mais fácil e detalhada.

A grande maioria dos participantes do Em Nome do Amor era de adolescentes e estudantes

Menores de idade
Apesar de parecerem mais velhos, pelo estilo da época, os participantes do Em Nome do Amor eram frequentemente menores de idade. Homens e mulheres na verdade eram adolescentes de 16 e 17 anos, que vinham em excursões de suas cidades. Além da tensão dos encontros armados no palco, Silvio Santos ainda fazia perguntas exigentes, como "Pretende fazer qual faculdade?".

No palco em formato de coração, pretendentes dançavam músicas românticas e antigas

De rosto colado
Nada de sertanejo, pop ou pagode, gêneros musicais que os jovens curtiam nos anos 1990. Silvio Santos acreditava que a melhor forma de paquera era proporcionar um baile à moda antiga no palco do Em Nome do Amor.

Todos os participantes escolhiam seus pares e dançavam lentamente, de rosto colado, ao som de músicas antigas, de cantores românticos como Julio Iglesias. E em nenhum momento podiam trocar de par.

Após a dança, Silvio Santos entrevistava participantes e fazia perguntas constrangedoras

Silvio Santos impiedoso
Após a dança romântica, todos os casais ficavam enfileirados no palco, esperando a entrevista de Silvio Santos. O apresentador adorava tirar sarro dos adolescentes, principalmente dos garotos. Dizia coisas como "não senti firmeza nesse aí", "desses dois não vai sair nada", "não dá para dizer que você é bonito". Não tinha nenhum compromisso com a autoestima dos "crushes".

No final do programa, Silvio Santos oferecia outra tentativa (frustrada) de formação de casais 

Repescagem humilhante
A repescagem do Em Nome do Amor era, na maioria das vezes, apenas uma nova oportunidade de os garotos serem rejeitados em rede nacional. Os casais que não haviam dado certo eram separados novamente, cada um de um lado do palco.

Então, Silvio perguntava às meninas se elas gostariam de escolher outro pretendente para dançar. Era comum que todas elas se recusassem a dar uma segunda chance para qualquer um dos rapazes.

TUDO SOBRE

Silvio Santos

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.