RAIO NEGRO

Nova série de super-herói negro tem vilão albino e denuncia violência policial

Fotos: Divulgação/The CW

Cress Williams interpreta o herói Raio Negro na nova série: mais crítica social, menos ação - Fotos: Divulgação/The CW

Cress Williams interpreta o herói Raio Negro na nova série: mais crítica social, menos ação

LUCIANO GUARALDO - Publicado em 23/01/2018, às 05h33

Depois de usar alienígenas e superpoderosos como metáforas para discutir preconceito e imigração em Arrow, Flash e Supergirl, o produtor Greg Berlanti deixa a sutileza de lado com Raio Negro, sua nova produção sobre super-heróis da DC Comics. Com um negro no papel principal e um vilão albino, a série coloca o dedo na ferida ao abordar racismo e violência policial.

O primeiro episódio de Raio Negro, que chega hoje (23) à Netflix, mostra como o herói volta à ativa depois de anos sem vestir seu uniforme ou usar seus poderes. Seu alter ego, Jefferson Pierce (Cress Williams), decidiu se aposentar depois de sua mulher (Christine Adams) pedir o divórcio, cansada de ver o marido arriscar a vida.

Porém, Pierce precisa voltar à ativa depois que sua filha caçula, Jennifer (China Anne McClain), se envolve com o membro de uma gangue e a segurança dela é comprometida. Para proteger a família, Raio Negro cancela sua aposentadoria e descobre que, mais do que seus parentes, toda a comunidade precisa de ajuda.

Quem espera uma série repleta de cenas de ação pode se decepcionar: o herói só veste sua roupa e parte para o ataque nos últimos sete minutos do episódio. O resto do tempo é dedicado à construção da história e à crítica social.

Logo no início, por exemplo, Jefferson está dirigindo seu carro quando é parado pela polícia, que procura o ladrão de uma loja. Mesmo vestido com terno e gravata, e em um veículo de luxo, ele é algemado pelos policiais (brancos) e levado com violência para ser reconhecido pela vítima. Quando é liberado, não ouve sequer um pedido de desculpas pela brutalidade.

Marvin "Krondon" Jones 3º vive o vilão Tobias Whale

O vilão albino é Tobias Whale, interpretado pelo rapper Marvin "Krondon" Jones 3º. Ex-político de grande influência na cidade, cresceu no poder usando a corrupção a seu favor. Depois de ser denunciado, trocou o poder oficial pelo das ruas, liderando a gangue d'Os 100, que manda na região.

De acordo com o produtor Greg Berlanti, a série do Raio Negro se passa em um universo à parte de suas outras séries. Portanto, o herói negro não deve se juntar a Flash, Supergirl e companhia nos grandes eventos anuais que reúnem dezenas de heróis. Porém, um boletim televisivo faz referência a pessoas com superpoderes em outras cidades, preparando o terreno para um eventual crossover.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra

Ficha técnica: War for the Planet of the Apes. EUA/Canadá/Nova Zelândia, 2017, 140 min. Direção: Matt Reeves. Elenco: Andy Serkis, Woody Harrelson, Steve Zahn, Karin Konoval, Toby Kebbell. Disponível no Now.

Sinopse: Os macacos liderados por Caesar (Serkis) enfrentam os humanos do sanguinário Coronel (Harrelson) em uma batalha mortal. Depois de sofrer várias perdas, Caesar precisa lutar contra seus instintos mais sombrios para vingar sua espécie. Tem início uma nova guerra que vai redefinir o futuro do planeta.

Por que assistir: Indicado ao Oscar de efeitos visuais, o longa rendeu protestos contra a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que optou por não indicar Serkis como melhor ator, já que a performance dele se deu por meio da captura de movimentos. Um dos mais badalados atores nesse segmento, Serkis dá show como Caesar, passando emoção na voz e nas expressões faciais do macaco com personalidade humana e muitos conflitos.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Novo The Voice

As cantoras Hailee Steinfeld e Kelly Clarkson estão na 14ª temporada do The Voice - Divulgação/Sony A partir do dia 28, o canal Sony transmitirá a 14ª temporada do The Voice, em sua versão norte-americana. Os episódios inéditos contam com uma nova técnica: a cantora Kelly Clarkson. Vencedora primeira temporada do ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Com quem Maria Vitória deve ficar em Tempo de Amar?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook