Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DÉBORA BRASIL

Ex-morena do Tchan supera depressão e se inspira em Ana Furtado na TV

Divulgação/Na Lente

A ex-morena do Tchan Débora Brasil com Helton Carvalho, parceiro no comando do Na Lente - Divulgação/Na Lente

A ex-morena do Tchan Débora Brasil com Helton Carvalho, parceiro no comando do Na Lente

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 23/1/2018 - 6h02

Sucesso na década de 1990 como a primeira morena É o Tchan, Débora Brasil trocou o axé pela Bíblia e os trios elétricos por um programa de TV. Depois de superar uma depressão profunda, cujos sintomas surgiram quando ainda dançava com o grupo baiano, a parceira de Carla Perez se converteu ao protestantismo e, atualmente, trabalha como apresentadora de TV. Ana Furtado, por incrível que pareça, é uma de suas inspirações.

"Eu admiro muito a Ana porque ela consegue fazer programa de música, de culinária, de bem-estar, entrevistas. Ela se envolve em várias e faz todas bem", elogia Débora, 47 anos, que também tenta fazer de tudo um pouco na revista eletrônica Na Lente, comandada por ela e por Helton Carvalho.

Inicialmente transmitido pela TV Ambiental, um canal comunitário de Vitória e Vila Velha (ES), o programa foi conquistando novos mercados ao longo dos quase dois anos em que está no ar. Atualmente, é exibido em Natal (RN), Bertioga (SP), Rio de Janeiro e Bahia.

A ideia é fazer com que o Na Lente cresça a ponto de chegar a rede nacional. "As pessoas têm gostado muito do Na Lente, me param na rua para elogiar, fazer sugestões. A resposta do público é muito boa. Como o desejo é sempre alcançar mais pessoas, queríamos muito chegar em todo o país", torce ela.

Apresentar um programa não estava nos planos de Débora, mas ela se empolgou quando recebeu o convite. "Eu já tinha feito algumas coisas na TV, sido repórter por um dia. Mas, como hoje sou missionária, tenho todo um cuidado com o que faço. O programa é de entretenimento, mas precisa estar dentro da linha que eu sigo."

O aprendizado diante das câmeras é constante, conta Débora. "Tudo que é feito com amor gera um crescimento. Hoje, eu me vejo mais à vontade como apresentadora, me coloco melhor. E, como boa baiana, estou sempre trazendo minha alegria", ri.

Como o Na Lente é gravado no Espírito Santo e Débora mora em Salvador, ela e Helton fazem uma verdadeira maratona de gravações quando estão juntos para abrir uma boa frente.

"Minha rotina é corrida, porque eu também viajo em missões. Então, quando vou para Vitória, fazemos uma bateria de programas. E, quando tem eventos legais em Salvador, temos uma equipe de apoio lá para eu fazer", explica ela.

Débora (à dir.) com Carla Perez e Jacaré no É o Tchan

Tchan é página virada
Os tempos de É o Tchan ficaram no passado, apesar de Débora não se arrepender de ter dançado as coreografias sensuais do grupo. "Hoje eu tenho uma nova história, mas não posso nem quero excluir o que eu vivi com eles. A parceria que eu fiz com o Jacaré e com a Carla vai ser para sempre!", valoriza.

Carla, aliás, surpreendeu Débora com uma mensagem de vídeo para apoiar a amiga na estreia do Na Lente, em maio de 2016. Na época, a ex-loira do Tchan estava morando em Orlando com o marido, Xanddy, e os filhos.

"Antes, eles eram meus parceiros, colegas de trabalho. Hoje, são meus amigos. O Tchan ficou no meu passado, mas a importância das pessoas continua", finaliza.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.