Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RECAP | S06E10

Explosivo, sexto ano de Game of Thrones termina com vingança e suicídio

Divulgação/HBO

A atriz Lena Headey em cena do último episódio da sexta temporada de Game of Thrones - Divulgação/HBO

A atriz Lena Headey em cena do último episódio da sexta temporada de Game of Thrones

JOÃO DA PAZ

Publicado em 27/6/2016 - 4h56

[Atenção: este texto contém spoilers]

A matriarca da família Lannister, Cersei (Lena Headey), completou seu ciclo de vingança no último episódio da sexta temporada de Game of Thrones, exibido ontem (26) pela HBO. Ela explodiu o Septo, o templo da Fé dos Sete, onde seria seu julgamento, matando o seu grande algoz, o Alto Pardal (Jonathan Pryce), a sua nora, Margeary Tyrell (Natalie Dormer), entre muitos que esperavam vê-la passar pelo crivo dos religiosos. Cersei encerrou sua vingança humilhando e torturando a septa Unella (Hannah Waddingham), aquela do "vergonha, vergonha", mas teve uma perda irreparável, cumprindo uma visão de sua infância.

Na estreia da quinta temporada, na primeira cena de flashback exibida pela série, a menina Cersei ouviu de uma bruxa que três filhos seus morreriam. Com Joffrey (Jack Gleeson) e Myrcella (Nell Tiger Free) mortos, restava Tommen (Dean-Charles Chapman), o detentor da coroa dos Sete Reinos. Ao ver ao longe a casa da Fé dos Sete ir em chamas, o menino Lannister se desfez de sua coroa e pulou da janela.

Sem muita pena, Cersei optou por não fazer um funeral e enterro de rei para o filho. Escolheu simplesmente cremá-lo. Sem nenhum herdeiro para assumir o comando dos Sete Reinos, a própria Cersei foi é coroada. Ela assumiu de fato o posto que indiretamente tinha, pois manipulava tanto Joffrey quanto Tommen a fazer as vontades dela enquanto foram reis.

A sétima temporada, no ano que vem, se iniciará com uma mulher no Trono de Ferro, lugar que conquistou da forma mais maquiavélica possível (os fins justificam os meios), mas terá uma surpresa imediata. Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) está a caminho de King’s Landing com sua frota de navios e seus três dragões para tomar o que julga lhe ser de direito. A Rainha Mãe versus a Mãe dos Dragões promete ser a grande batalha do próximo ano.

Vale uma lembrança: a mesma vidente que previu a morte dos três filhos de Cersei também disse que ela seria, de fato, rainha. E profetizou que uma mulher mais jovem que ela tomaria sua coroa. Provavelmente, essa tal mulher será Daenerys.

Mistério revelado

Quem é a mãe de Jon Snow (Kit Harington)? Em um flashback, o episódio final da sexta temporada revelou a resposta para a questão que permeia há anos as discussões de fãs de Game of Thrones: Lyanna Stark. Ela morreu após dar à luz ao garoto, e Ned Stark teve de assumir um pedido da irmã antes de partir: cuidar do bebê como se fosse dele.

E assim ele o fez. Jon passou a ser apresentado como filho bastardo de Ned. Daí surge outra dúvida. Quem é o pai? Hipótese levantada por leitores dos livros As Crônicas de Gelo e Fogo, coleção que inspira a série, aponta que Jon Snow é filho de Lyanna com Rhaeghar Targaryen, irmão mais velho de Daenerys. Assim sendo, Jon Snow seria a síntese da história, pois tem em seu sangue o gelo dos Stark e o fogo dos Targaryen. Ele teria o direito legítimo de sentar no Trono de Ferro, e não Daenerys.

Mais vingança

Arya Stark (Maisie Williams) também riscou um item de sua lista de vingança. Disfarçada de uma serva na casa dos Frey, aplicando a técnica que aprendeu quando participava da sociedade Homens Sem Rostos, cortou a garganta de Walder Frey (David Bradley). Ela desejava matá-lo porque ele teve papel importante na armadilha para matar sua mãe, Catelyn (Michelle Fairley), e o seu irmão Robb (Richard Madden), no famigerado Casamento Vermelho. No topo da lista de Arya, agora está Cersei, pelos mesmos motivos de Walder.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.