Análise | Teledramaturgia

Sol Nascente empaca, ganha barriga e se esgota antes de chegar ao fim

Paulo Belote/TV Globo

Marcello Novaes em Sol Nascente; novela das seis passa por 'barriga' e perde relevância - Paulo Belote/TV Globo

Marcello Novaes em Sol Nascente; novela das seis passa por 'barriga' e perde relevância

RAPHAEL SCIRE - Publicado em 31/12/2016, às 06h21

O telespectador mais atento não deixou de notar que Sol Nascente, a novela das seis da Globo, empacou e esgotou sua história antes mesmo de chegar ao capítulo final. Com pouco mais de três meses de exibição, a produção enfrenta o pesadelo de todo folhetim: a barriga, aquele período em que absolutamente nada relevante acontece e a história simplesmente não avança.

A insípida trama central envolvendo Alice (Giovanna Antonelli), Mario (Bruno Gagliasso) e César (Rafael Cardoso) repete-se a cada capítulo.

A loucura da vilania de César faz com que ele arme o que estiver ao seu alcance para causar o ciúme de Mario em relação a Alice. Invariavelmente, ele consegue o que quer, o casal briga e depois volta, ou então os dois ficam naquele lenga-lenga sem fim em que um não para de pensar no outro e, com isso, história que é bom, nada.

Outro núcleo mal trabalhado é o do triângulo amoroso envolvendo os pescadores Dora (Juliana Alves), Thiago (Marcello Melo Jr.) e a artesã Yumi (Jacqueline Sato).

No início da trama, Dora era uma mulher completamente apaixonada, dedicada e vivia um casamento perfeito com Thiago. No paralelo, ele conheceu a sobrinha de Tanaka (Luis Mello) e os dois começaram uma amizade que aos poucos foi evoluindo para o amor _premissa semelhante à do casal central.

O problema é que os autores, para tornar o romance entre eles convincente, transformaram Dora em aprendiz de vilã de uma hora para outra. A pescadora engravidou mas perdeu o bebê. Desde então, começou a sofrer psicologicamente, e seu perfil mudou bruscamente. Dora tornou-se atordoada e agressiva com o marido, que se aproximou cada vez mais de Yumi.

Mas eis que Dora se dá conta de não sentir mais nada por Thiago e, ao descobrir que ele e Yumi estão envolvidos, decide oferecer um jantar surpresa para os dois. É uma situação no mínimo forçada dentro do enredo desenvolvido até aqui, e a sensação é a de que estão tentando a todo custo convencer o telespectador de que Thiago deve ficar com Yumi por conta do temperamento imprevisível de Dora.

Já o entrecho da máfia italiana que perseguia o casal Geppina (Aracy Balabanian) e Gaetano (Francisco Cuoco) parece ter ficado de lado e pouco se toca no assunto. Apesar de forçada, a história dos mafiosos bufões poderia fazer o telespectador menos exigente comprar a ideia. Está adormecida, como boa parte da narrativa de Sol Nascente.

Única trama minimamente convincente no folhetim, a rebeldia adolescente de Milena (Giovanna Lancelotti) e seu envolvimento com Ralf (Henri Castelli) conseguem gerar um princípio de conflito dentro da história mais interessante da novela, a que diz respeito a Vittorio (Marcello Novaes) e Lenita (Letícia Spiller). Os dois atores têm química, e a volta da ex mulher de Vittorio, Loreta (Claudia Ohana), deu uma pequena chacoalhada na trama.

Afora poucas movimentações recentes, como as entradas de Loretta e Dona Mocinha (Nívea Maria), nem todas as mudanças promovidas em Sol Nascente foram capazes de tirá-la da mesmice. A novela já se esgotou, e o melhor para ela, nesse ponto, seria a antecipação do último capítulo.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

+ Lidas

Bloco de Notas

Ticiana sem contrato

Ticiana Villas Boas em gravação do reality show Bake Off Brasil no ano passado - Reprodução/SBT A jornalista Ticiana Villas Boas vai ficar sem contrato com o SBT a partir de agosto, após o final do programa Duelo de Mães, que ela apresenta atualmente aos sábados. Sem contrato, a mulher do ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

O que você está achando da abordagem da transexualidade em A Força do Querer?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook