Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SENHORA DO DESTINO

Rainha Elizabeth 2ª foi homenageada com baile em novela da Globo há 18 anos

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Deidre Loys Jordan caracterizada como a rainha Elizabeth 2ª (1926-2022) em cena da novela Senhora do Destino

Deidre Loys Jordan interpretou a rainha Elizabeth 2ª (1926-2022) em Senhora do Destino

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 18/9/2022 - 8h35

A rainha Elizabeth 2ª (1926-2022), que morreu no último dia 8, recebeu uma homenagem durante um baile no primeiro capítulo de Senhora do Destino (2004). A novela escrita por Aguinaldo Silva retratou a visita dela ao Brasil em 1968 e mostrou Josefa (Marília Gabriela) conversando rapidamente com a monarca, interpretada por Deidre Loys Jordan na trama.

O folhetim estreou em 28 de junho de 2004 e já mostrou logo no começo o cenário de insegurança durante a Ditadura Militar (1964-1985). "O ministro da Justiça acha que pode ignorar a lei. Se depender dele, o governo não vai respeitar sequer a presença da rainha da Inglaterra no Brasil", afirmou Josefa em uma conversa com Dirceu (Gabriel Braga Nunes).

Um pouco depois, ela apareceu se preparando para a recepção e disse que não queria ofuscar a monarca com suas joias "mais bonitas". Já no baile, a rainha Elizabeth 2ª percebeu que já conhecia Josefa e trocou algumas palavras com ela.

Responsável pelo figurino da novela, Beth Filipecki fez uma pesquisa para compor as vestimentas do baile. Segundo o site Memória Globo, a profissional visitou residências de figuras que participaram da vida social e intelectual da cidade na época. Ela teve ainda acesso ao protocolo que explicava o que podia e o que não podia ser usado na presença da rainha. Roupas, acessórios e objetos roxos, por exemplo, foram vetados --já que o tom simboliza o luto oficial na Inglaterra.

A rainha Elizabeth 2ª realmente esteve no Brasil entre 1º e 11 de novembro de 1968. Com 42 anos de idade e 16 de reinado, ela participou de várias solenidades e visitou seis cidades: Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), São Paulo (SP), Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

JOÃO MIGUEL JUNIOR/TV GLOBO

Susana Vieira, Carolina Dieckman e Renata Sorrah

Protagonistas de Senhora do Destino

A história de Maria do Carmo

Ao longo de 221 capítulos, a novela conta a trajetória da batalhadora Maria do Carmo (Carolina Dieckmann/Susana Vieira). Na primeira fase da trama, a nordestina é abandonada pelo marido e decide se mudar com os cinco filhos para o Rio de Janeiro,

A família chega à Cidade Maravilhosa exatamente no dia da publicação do AI-5 (Ato Institucional nº 5) e se depara com uma grande confusão nas ruas. A jovem acaba sendo enganada e tem a filha recém-nascida, Lindalva, roubada por Nazaré (Adriana Esteves/Renata Sorrah), que passa a chamar a menina de Isabel.

Na segunda fase, Maria do Carmo já aparece bem-sucedida e dona de uma loja de material de construção. A protagonista, no entanto, mantém viva a esperança de um dia reencontrar a caçula sequestrada.

Mas foi Nazaré quem acabou roubando completamente a cena na história. Ela virou uma das vilãs mais lembradas pelo público, seja por conta dos ataques que envolviam tesouras e escadarias ou pela autoestima elevada. Afinal, frases como "impressionante como o tempo só te valoriza" e "raposa linda, loira e felpuda" são usadas em memes até hoje.

Os embates entre a protagonista e a psicopata eram muito esperados pelo público. O capítulo exibido em 26 de outubro rendeu a maior audiência da novela ao mostrar a surra de Maria do Carmo em Nazaré.

O folhetim também ficou marcado pelos bordões de Giovanni Improtta, interpretado por José Wilker (1944-2014), como "felomenal" e "vou me pirulitar-me", e teve ainda grande apelo socioeducativo ao abordar temas como a violência contra a mulher, o uso de drogas, a gravidez na adolescência e o mal de Alzheimer.

Senhora do Destino será disponibilizada completa no Globoplay nesta segunda-feira (19) --antes, a plataforma só tinha a versão editada do Vale a Pena Ver de Novo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.