Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Soap operas

Novela caçula dos EUA chega ao episódio 7.000; veja as mais antigas

Divulgação/CBS

O ator Don Diamont interpreta o empresário galã Bill Spencer Jr. na novela The Bold and the beautiful - Divulgação/CBS

O ator Don Diamont interpreta o empresário galã Bill Spencer Jr. na novela The Bold and the beautiful

JOÃO DA PAZ

Publicado em 24/1/2015 - 5h47

Na última quinta-feira (22), Malhação chegou ao capítulo número 5.000. A novela teen da Globo é a produção ativa mais antiga do pais, no ar desde 1995. Porém, se estivesse na programação das emissoras norte-americanas, seria apenas a caçula das soap operas, como são chamadas as novelas intermináveis dos Estados Unidos, Índia, Austrália e outros países de colonização britânica. Coincidentemente, ontem (23), a novela The Bold and the Beautiful, a caçula nos Estados Unidos, chegou ao episódio 7.000.

No ar desde março de 1987, The Bold and the Beautiful (em tradução livre, O Audacioso e a Bela), exibida pela rede CBS, é uma trama irmã de The Young and the Restless (no ar desde 1973). Ambas as histórias ocorrem no mesmo universo, ao redor da família Forrester, que comanda um poderoso centro de beleza chamado Forreter Creations. 

Essas duas novelas são as mais assistidas pelos norte-americanos. Enquanto The Young and the Restless (O Jovem e o Inquieto) é a líder de audiência desde a temporada 1987-1988, The Bold and the Beautiful é a segunda colocada no gênero há 17 anos.

The Bold and the Beautiful é uma das novelas mais aclamadas nos EUA. Na principal premiação da TV, o Emmy diurno (as novelas norte-americanas são exibidas à tarde), o folhetim ganhou três troféus seguidos de melhor drama, entre 2009 e 2011.

Conheça as novelas mais antigas do mundo:

Coronation Street 

Lançamento: 1960
Nº de episódios (até 23/01): 8.554
País: Inglaterra
Emissora: ITV

Com o fim da novela norte-americana As The World Turns (mais ou menos O Mundo dá Voltas), em 2010, a britânica Coronation Street (Rua da Coroação) entrou para o Livro dos Recordes com o rótulo de a novela mais antiga do mundo. Exibida apenas três vezes por semana, a trama tem pouco mais de 8.500 episódios em 54 anos de existência. 

Criticada desde a estreia, Coronation Street conta as histórias vividas ao redor da rua Coronation, na cidade fictícia de Weatherfield. Um crítico do jornal Daily Mirror, após ver o primeiro episódio, escreveu um dia depois da estreia que a produção não duraria três semanas.

Coronation Street teve momentos de tensão nos anos 1990, quando a mídia cobrou abertura para negros, asiáticos e latinos. A novela é popular no Reino Unido e há diversas menções na cultura popular. A mais famosa delas é no clipe da banda Queen (I Want to Break Free, veja o clipe). Todos os membros do grupo se vestiram de mulher, parodiando as personagens do folhetim.

General Hospital 

Lançamento: 1963
Nº de episódios (até 23/01): 13.229
País: Estados Unidos
Emissora: ABC

Novela mais antiga dos EUA, General Hospital também é a produção mais longínqua produzida por Hollywood. A trama teve início contando as histórias do médico Steve Hardy (John Beradino) e da enfermeira Jessie Brewer (Emily McLaughlin), que trabalhavam no sétimo andar de um hospital da fictícia cidade de Port Charles. Ambos os atores atuaram com o mesmo papel até a morte. Emily morreu em 1991; Brewer, em 1996.

General Hospital foi um enorme sucesso na década de 1980, quando era líder (hoje é apenas a terceria). A trama apresentou ao público o primeiro supercasal de um folhetim, protagonizado por Anthony Geary e Genie Francis. O romance entre Luke Spencer (Anthony) e Laura Webber (Genie) começou polêmico. Laura foi estuprada por Luke. Mesmo assim, eles viraram namorados e caíram no gosto do público. O casamento, exibido em 1981, foi a maior audiência da história das novelas norte-americanas: 30 milhões de telespectadores.

General Hospital é a novela com o maior número de Emmys diurnos de melhor drama: 11. O mais recente foi conquistado em 2011. O sucesso do folhetim inspirou os roteiristas da série House. O personagem principal, o médico Gregory House (Hugh Laurie), era telespectador assíduo de uma novela chamada Prescription: Passion, uma paródia de General Hospital.  

Days of our Lives

Lançamento: 1965
Nº de episódios (até 23/01): 12.512
País: Estados Unidos
Emissora: NBC

Days of our Lives (Dias de Nossas Vidas, ao pé da letra) é outra novela com médicos de personagens principais. No caso, duas famílias de médicos: os Cordays e os Bells. A história segue a linha tradicional das novelas (dinheiro, triângulos amorosos, dramas familiares), mas avança ao abordar temas mais aprofundados da medicina, como causas e soluções de doenças psicológicas. Na década de 1970, o folhetim tocou em polêmicas como inseminação artificial e relacionamentos inter-raciais. 

São poucos os prêmios conquistados por Days of our Lives. A novela tem apenas dois Emmys diurnos de melhor drama. Na cultura popular, teve grande destaque em Friends, pois um dos personagens da comédia, Joey Tribbiani (Matt LeBlanc), atuava na novela. Por isso, muitos atores da trama participaram da série. Days of Our Lives ganhou uma paródia em Os Simpsons em 2000, quando ganhou o nome de It Never Ends (Nunca Acaba).

Emmerdale

Lançamento: 1972
Nº de episódios (até 23/01): 7.087
País: Inglaterra
Emissora: ITV

Uma fazenda e um vilarejo. Esses são os cenários de Emmerdale. Uma das peculiaridades dessa novela é que boa parte das filmagens são realizadas ao ar livre. Foram criadas mais de 15 famílias para a história, sendo que quatro delas não fazem mais parte da trama.

Para comemorar o aniversário de 40 anos, em 2012, foi exibido um episódio ao vivo, comandado pelo mesmo diretor que fez o episódio ao vivo de Coronation Street (neste caso, celebrando o aniversário de 50 anos).

Emmerdale não foge muito das reviravoltas tradicionais vistas em novelas. Porém, de vez em quando há exageros. No episódio da última terça (20), uma das personagens mais queridas dos fãs, interpretada por Gemma Oaten, retornou à história. O problema é que a personagem dela foi dada como morta no ano passado, supostamente encerrando sua participação, iniciada em 2001. Gemma usou o Twitter para pedir desculpas aos telespectadores pelo momento José Alfredo, pois ela negara anteriormente que voltaria.

The Young and the Restless

Lançamento: 1973
Nº de episódios (até 23/01): 10.589
País: Estados Unidos
Emissora: CBS

Líder de audiência há 25 anos, The Young and the Restless começou contando as histórias dos Brooks, uma família rica, e dos Foster, de classe média. Na década de 1980, o folhetim passou por uma total reformulação e só um personagem principal sobreviveu: Jill Abbott. 

A rivalidade de Jill com a empresária Katherine Chancelor foi a mais duradoura das novelas dos EUA: quatro décadas. A intérprete de Katherine, a atriz Jeanne Cooper, passou 40 anos na mesma personagem. Já Jill Abbot foi vivida por seis atrizes. 

The Young and the Restless é considerada a novela mais ousada nos aspectos técnicos. As tomadas que focam rapidamente no rosto dos atores (uma das marcas registradas das novelas latinas) foram incorporadas, mas de um jeito mais hollywoodiano.

A iluminação e edição também são características diferenciadas da novela, que já venceu 116 prêmios Emmy. Oito deles foram na categoria melhor drama.  


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.