Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HÉLIO DOYLE

Presidente da EBC é demitido após criticar apoiadores de Israel: 'Idiota'

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Foto de Hélio Doyle

Hélio Doyle em entrevista ao canal TV BrasilGov; jornalista será exonerado da presidência da EBC

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 18/10/2023 - 19h33

O jornalista Hélio Doyle foi demitido da presidência da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Ele será exonerado do cargo após repostar posts contra apoiadores de Israel na guerra do Oriente Médio. "Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante", diz a publicação compartilhada por ele no X [antigo Twitter].

A demissão foi revelada pelo próprio profissional por meio de seu perfil na rede social na noite desta quarta (18). "O ministro Paulo Pimenta me manifestou hoje seu descontentamento por eu ter repostado postagem de terceiro acerca do conflito no Oriente Médio", iniciou ele. 

"Disse-me que a referida repostagem e sua repercussão na imprensa criaram constrangimentos ao governo, que mantém posição de neutralidade no conflito, em busca da paz e da proteção aos cidadãos brasileiros.Diante disso pedi desculpas e comuniquei que deixo a presidência da EBC, agradecendo ao ministro Pimenta e ao presidente Lula pela confiança em mim depositada por todos esses meses", completou.

Ao jornal O Globo, Doyle explicou seu ponto de vista e assegurou que não é favorável às mortes que foram registradas desde o início do conflito no Oriente Médio:

Condeno a ocupação de territórios palestinos por Israel, assim como qualquer violência contra civis praticada por qualquer um dos lados. Isso significa que, em relação aos fatos recentes, condeno tanto o Hamas quanto o governo de Israel. Ao compartilhar o post, o apoio a Israel ao qual me refiro é quanto aos ataques indiscriminados contra a população de Gaza.

Doyle foi nomeado presidente da EBC em fevereiro deste ano. O jornalista tem passagens por veículos, como Correio Braziliense, O Estado de S. Paulo, Jornal de Brasília, Opinião, Folha de S.Paulo, Globo e Veja.

TUDO SOBRE

Demissões


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.