Balanço anual

Em ano de guerra da Simba e crise, TV paga perde quase um milhão de assinantes

Divulgação

Novo balanço da Anatel mostra queda de clientes das operadoras de TV por assinatura - Divulgação

Novo balanço da Anatel mostra queda de clientes das operadoras de TV por assinatura

REDAÇÃO - Publicado em 01/02/2018, às 18h32

As operadoras de TV paga perderam 938.737 assinantes no Brasil em 2017, de acordo com relatório divulgado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) nesta quinta-feira (1º). O número representa uma perda de 5% dos clientes em relação a 2016.

Além de enfrentar fatores como a crise econômica e a concorrência com plataformas de streaming, as operadoras tiveram um momento crítico durante a guerra com a Simba, em que Record, SBT e RedeTV! deixaram de distribuir suas programações na TV paga, em São Paulo e Brasília, porque exigiam o pagamento de seus sinais digitais.

A Anatel não divulgava relatórios sobre número de assinantes das operadoras de TV paga desde maio. Interrompeu a publicação após uma reportagem do Notícias da TV revelar que a agência divulgava dados fictícios sobre o serviço. Os dados divulgados nesta quinta foram fornecidos pelas operadoras à Anatel.

No relatório anual, o grupo Claro (Claro TV e Net), que detém mais de 50% dos assinantes, fechou o ano com 724,2 mil assinantes a menos. A Vivo aparece com a segunda maior queda, de 131,4 mil clientes. No mesmo período, a Oi registrou um aumento de 205,2 mil usuários e a Sky, de 109,6 mil. 

Entre os Estados que mais perderam assinantes, São Paulo aparece no topo, com queda de 447,1 mil. Estado com maior número de usuário de TV paga, São Paulo foi o epicentro da crise das operadoras com a Simba, empresa formada por Record, SBT e RedeTV!.

As emissoras pediam até R$ 15 por assinante para a liberação de seu conteúdo às operadoras. As companhias de telecomunicações entraram em acordo após longas negociações com as emissoras, por um valor muito abaixo do inicialmente proposto _menos de R$ 1,00 por assinante.

Até março, todas as redes abertas eram carregadas gratuitamente pela TV por assinatura. Com a lei 12.485/11, que atualizou a legislação do setor, as emissoras passaram a ter o direito de cobrar por seus sinais digitais nas cidades em que já ocorreu o apagão analógico.

Com a guerra da Simba, os dois lados saíram perdendo: as emissoras tiveram queda drástica de audiência, e, só em maio, as operadoras perderam 136.787 assinantes, segundo a Anatel.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

De Férias com o Ex Brasil

De Férias com o Ex Brasil

Ficha técnica: De Férias com o Ex. Brasil, 2016, 60 minutos. Direção: Chica Barros. Elenco: Gabrielle Prado, Fagner Sousa, Pedro Ortega, Raissa Castro, Stephanie Viegas. Disponível no MTV Play e no Now.

Sinopse: Dez solteiros selecionados pela produção vão passar férias numa casa de praia em um local paradisíaco. No entanto, a cada semana um ex-namorado de algum deles chega para se juntar ao grupo. Os encontros e reencontros amorosos entre os participantes geram muita paixão e picuinha.

Por que assistir: A produção do De Férias Com o Ex se esforça para mostrar um lado bonito do reality: imagens aéreas de praias, montanhas e falésias se misturam a passeios aos quais os participantes são levados, como viagens de barco e práticas de esportes radicais. Mas o que instiga mesmo é ver o desenrolar dos relacionamentos e das trocas de casais entre os jovens. Os rolos amorosos, sexuais e as brigas entre eles geram o entretenimento do programa.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Vingança de sucesso

Rafael Cardoso e Bianca Bin no centésimo capítulo de O Outro Lado do Paraíso - Reprodução/TV Globo O Outro Lado do Paraíso chegou ontem (15) ao capítulo de número 100 com média de 35,8 pontos na Grande São Paulo. É o melhor desempenho de uma novela das nove em 100 episódios desde ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Depois de Ana Paula, quem merece sair do BBB com maior rejeição?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook