Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PRIMEIRA VEZ

Mesmo sem vencer atriz coadjuvante, Pantera Negra 2 faz história no Oscar

Divulgação/Marvel Studios

Angela Bassett em cena de Pantera Negra: Wakanda para Sempre

Angela Bassett em cena de Pantera Negra: Wakanda para Sempre; atriz não levou Oscar

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 12/3/2023 - 22h53

Angela Bassett não foi a primeira artista a levar um Oscar de atuação por seu trabalho na bilionária franquia de super-heróis da Marvel, mas Pantera Negra: Wakanda para Sempre (2022) conseguiu fazer história na premiação de qualquer maneira. Vencedora neste domingo (12), a figurinista Ruth E. Carter se tornou a primeira mulher negra a se sagrar vitoriosa duas vezes.

Em 2019, Ruth tinha colocado seu nome nos anais do Oscar como a primeira pessoa negra a vencer o prêmio de melhor figurino, justamente pelo primeiro Pantera Negra (2019). Quatro anos depois, ela repete seu feito na mesma categoria --mas é pioneira ao levar a segunda estatueta.

Entre homens negros, Denzel Washington e Mahershala Ali também têm dois Oscars nas prateleiras. O primeiro venceu como melhor ator coadjuvante por Tempo de Glória (1989) e melhor ator por Dia de Treinamento (2001). Já Ali saiu vitorioso nas duas vezes que foi indicado, ambas como coadjuvante --por Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016) e Green Book: O Guia (2018).

Ruth E. Carter já tinha sido indicada outras duas vezes, por Malcolm X (1992) e Amistad (1997). Ela também fez as roupas de Tina - A Verdadeira História de Tina Turner (1993), filme que rendeu uma nomeação a melhor atriz para Angela Bassett.

Angela estava muito bem cotada no Oscar deste ano por seu trabalho em Pantera Negra: Wakanda para Sempre, em que viveu a rainha Ramonda. Ela acabou superada por Jamie Lee Curtis, de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. Mas, ainda assim, se tornou a primeira atriz a ser indicada por um filme da Marvel.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.