Em junho

Canal Brasil exibe filmes provocantes para exaltar o orgulho gay

Divulgação

Lázaro Ramos em cena de Madame Satã; filme irá ao ar no Canal Brasil no próximo dia 21 - Divulgação

Lázaro Ramos em cena de Madame Satã; filme irá ao ar no Canal Brasil no próximo dia 21

REDAÇÃO - Publicado em 03/06/2017, às 06h49

No mês em que é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBT (28), o Canal Brasil exibirá 26 filmes e documentários nacionais que exploram sem pudor e com ousadia a temática da orientação sexual e de gênero. As produções serão exibidas ao longo de quatro semanas, do dia 7 ao 29, com sessões nas noites de quartas e quintas-feiras. Na lista de produções, há longas consagrados, premiados e com participação de nomes como Ney Matogrosso, Ana Beatriz Nogueira e Lázaro Ramos.

Na estreia da programação, irá ao ar Mãe Só Há Uma (2016), da diretora Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta?, É Proibido Fumar). Na trama, um adolescente tem que lidar ao mesmo tempo com a descoberta de que foi sequestrado na maternidade e com as novas experiências sexuais e de gênero às quais se submete.

A sexualidade adolescente também é abordada no filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014), premiado em diversos festivais e escolhido para representar o Brasil no Oscar de 2015. O filme irá ao ar no dia 8.

Destacam-se também na programação filmes transgressores e impactantes que tiveram boa repercussão no cinema nacional em décadas passadas. Vera (1988) rendeu a Ana Beatriz Nogueira o prêmio de melhor atriz no Festival de Berlim pela interpretação da personagem lésbica do título, e Madame Satã (2010), inspirado em uma história real, traz Lázaro Ramos no papel de um transformista carioca da década de 1930.

O cantor Ney Matogrosso também empresta sua imagem a três produções da programação. Em Depois de Tudo (2008), ele atua como um homem que vive um relacionamento amoroso homossexual na terceira idade. Já nos documentários De Gravata e Unha Vermelha (2014), sobre diversidade sexual, e Lampião da Esquina (2008), sobre um jornal homossexual brasileiro, ele dá seu depoimento como testemunha e referência na temática LGBT.

Confira a programação completa do Canal Brasil em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBT:

Quarta, 7/6
► Meu Nome É Jacque, às 19h
► Roupa de Baixo, às 20h13
► Pobre Preto Puto, às 20h27
► Mãe Só Há Uma, às 22h

Quinta, 8/6
► Lampião da Esquina, às 19h
► Voltando Para Casa, às 20h22
► Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, às 22h

Quarta, 14/6
► Meu Amigo Claudia, às 19h
► A Morada Transitória, às 20h21
► Vera, às 22h

Quinta, 15/6
► Para Sempre Teu Caio F., às 19h
► Depois de Tudo, às 20h35
► Onde Andará Dulce Veiga?, às 22h

Quarta, 21/6
► De Gravata e Unha Vermelha, às 19h
► O Clube, às 20h21
► Madame Satã, às 22h

Quinta, 22/6
► Rainhas, às 19h
► Quem Tem Medo de Cris Negão, às 20h12
► Beira-Mar, às 22h

Quarta, 28/6
► Favela Gay, às 19h
► A Ala, às 20h12
► Blaxploitation: A Rainha Negra, às 20h32
► Elvis & Madonna, às 22h

Quarta, 29/6
► São Paulo em Hi-Fi, às 19h
► A Visita, às 20h42
► Como Esquecer, às 22h

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

+ Lidas

Bloco de Notas

Família do futuro

Os Jetsons do desenho original; versão com atores só na temporada 2018-2019 - Divulgação/Hanna Barbera O desenho animado Os Jetsons vai ganhar um remake com atores de carne e osso. A rede ABC norte-americana encomendou um piloto de The Jetsons em versão live action. A produção se passará cem anos ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

O que você está achando dos vazamentos de Game of Thrones?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook
Click Click