Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EXCLUSIVO

Em guerra dos noticiários, Record abre vantagem e derruba SBT para a 4ª posição

REPRODUÇÃO/RECORD, BAND e SBT

Montagem com fotos de Celso Freitas, Eduardo Oinegue e Márcia Dantas nos jornais da Record, da Band e do SBT de 2 de fevereiro

Celso Freitas, Eduardo Oinegue e Márcia Dantas comandam jornais de Record, Band e SBT, respectivamente

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 6/2/2024 - 14h00
Atualizado em 6/2/2024 - 15h28

Cesar Filho assume o SBT Brasil em 11 de março já ciente de que terá uma pedreira daquelas pela frente. A emissora de Silvio Santos vive uma fase dramática na audiência --e com seu principal noticiário não é diferente. Atualmente, ele fica no quarto lugar no momento bélico em que bate de frente com os concorrentes Jornal da Record, Jornal da Band e RedeTV News.

O Notícias da TV fez um levantamento exclusivo sobre o confronto direto dos quatro jornalísticos mais importantes de Record, SBT, Band e RedeTV!. Durante 35 minutos, das 19h55 às 20h30, os quatro são exibidos simultaneamente, forçando o público que consome o noticiário a escolher um deles.

Segundo os dados da Kantar Ibope obtidos pela reportagem com fontes do mercado, o Jornal da Record fechou janeiro com ampla vantagem sobre os concorrentes durante esse período.

A atração apresentada por Celso Freitas e Christina Lemos teve média de 8,2 pontos na Grande São Paulo e participação de 13,6% --ou seja, de cada 100 televisores ligados, 13,6 estavam sintonizados na Record nesse horário.

O JR abriu três pontos de diferença sobre os concorrentes e deu mais do que o dobro da audiência do SBT Brasil na faixa. O Jornal da Band registrou média de 4,8 pontos, com 8% de share. Apresentado por Adriana Araújo e Eduardo Oinegue, o telejornal conseguiu superar o noticiário da emissora de Silvio Santos para se assegurar no terceiro lugar.

Com Marcelo Torres e Márcia Dantas --que vão deixar a bancada em março e assumir novas funções, ainda não reveladas pela direção--, o SBT Brasil sofreu com média de 3,8 pontos e 6,3% dos televisores ligados no horário. Na época em que Rachel Sheherazade estava na bancada e era autorizada a dar suas opiniões no ar, o telejornal com frequência passava dos 6 pontos.

O RedeTV News, primeiro dos quatro noticiários a entrar no ar (às 19h15), fica na lanterninha entre os quatro: com Amanda Klein e Augusto Xavier, o programa teve média de 0,4 ponto e share de 0,6% na Grande São Paulo.

O Jornal Nacional, da Globo, não entrou na pesquisa porque começa às 20h30 e foge do conflito direto com os outros rivais. Mas, obviamente, o noticiário apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos é líder de audiência em seu horário e o jornalístico mais assistido de toda a TV brasileira.

Se comparado à média dos últimos três meses (de novembro a janeiro), é possível perceber que o público do SBT ainda está mudando de canal --o SBT Brasil foi o único dos quatro telejornais a perder audiência na faixa.

O Jornal da Record tinha anotado 7,9 pontos (13,4% de share); o Jornal da Band teve 4,3 pontos (e 7,3%); e o RedeTV News registrara os mesmos índices de 0,4 ponto e 0,6% de participação. O noticiário do SBT teve média de 4 pontos cravados e 6,8% no índice de televisores ligados no horário.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.