Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Gafe

Após Consciência Negra, jornalista do SBT diz que 'Hoje é dia de branco'

Reprodução/SBT

A jornalista Neila Medeiros no estúdio do Notícias da Manhã, do SBT, nesta segunda-feira (24) - Reprodução/SBT

A jornalista Neila Medeiros no estúdio do Notícias da Manhã, do SBT, nesta segunda-feira (24)

PAULO PACHECO

Publicado em 24/11/2014 - 12h25

Apresentadora do Notícias da Manhã, do SBT, Neila Medeiros cometeu uma gafe na edição desta segunda-feira (24). A jornalista disse que hoje é "dia de branco, dia de trabalhar", enquanto comentava o trânsito em São Paulo na volta do feriado da Consciência Negra, na última quinta (20). O trocadilho usado para se referir à segunda-feira é comum, porém gerou má interpretação por ser dito após a data de reflexão da escravidão de negros no Brasil.

Neila Medeiros mostrava imagens de helicóptero do movimento nas avenidas da capital paulista após o feriado prolongado. A repórter Carolina Aguaidas, do estúdio, trazia informações do número de vias congestionadas e comentou que muitas pessoas ainda estavam voltando de viagem na manhã desta segunda.

"A cidade tem cerca de 15 km de pontos de congestionamento agora. Bastante movimentação, muita gente ainda voltando do feriado prolongado e indo direto para o trabalho". disse Aguaidas. Depois, mostrou imagens da marginal Tietê e informou a previsão do tempo.

Na sequência, Neila Medeiros disparou: "E hoje é dia de branco, não é, Carol? Dia de trabalhar". A expressão "Dia de branco" remete à segunda-feira e tem origem incerta, entre marinheiros que colocavam uniforme branco para trabalhar ou entre escravos que na segunda trabalhariam para o senhor "branco". O uso da expressão após o feriado de Consciência Negra pela jornalista, entretanto, pegou mal.

O Dia da Consciência Negra lembra a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695, e promove a reflexão da escravidão de africanos no Brasil.

Neila Medeiros assumiu o Notícias da Manhã em 6 de novembro, às pressas, no lugar de César Filho, contratado pela Record. A jornalista, que já apresentava este e outros telejornais durante as férias dos âncoras, praticamente manteve a audiência: 3,9 pontos nas últimas primeiras semanas, contra 4,2 de César Filho. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

Recentemente, Silvio Santos também se envolveu em uma gafe racial. Durante o Teleton, no dia 7, indagou à atriz mirim Julia Olliver, da novela Chiquititas, sobre o cabelo encaracolado dela, após a menina de 11 anos ter dito que quer ser "atriz ou cantora". Ela retrucou: "Mas com esse cabelo?". Telespectadores acusaram o dono do SBT de racismo, e a atriz rebateu nas redes sociais: "Meu caráter, esse sim, é mais importante que o meu cabelo".


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.