Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

É DE CASA

Vale Tudo: Antônio Pitanga se emociona com representatividade negra em remake

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Antônio Pitanga sentado no sofá do É de Casa, usando chapéu branco com faixa preta

Antônio Pitanga no É de Casa; ator veterano falou sobre mudanças na representatividade negra

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 29/3/2025 - 11h05

Intérprete de Salvador no remake de Vale Tudo, Antônio Pitanga ficou emocionado ao falar sobre a representatividade negra na novela que estreia na próxima segunda (31). O ator veterano afirmou que o folhetim adaptado por Manuela Dias chega na hora certa, para trazer fortes debates ao público, e que também representa uma vitória na luta antirracista.

Com uma família negra como protagonista, Vale Tudo estreia em um momento de muita esperança para o pai de Camila Pitanga. Em entrevista ao É de Casa deste sábado (29), ele falou com carinho sobre seu novo personagem.

"A gente chega num momento auspicioso. É olhar e reconhecer: valeu a pena a luta da afirmação, do espaço, da democracia", comemorou ele.

"Essa relação, esse momento, eu vejo com os olhos cheios de lágrimas, e o coração derramado em lágrimas de alegria, quando eu vejo na TV brasileira, no jornalismo, a presença da negra e do negro. Pra mim, valeu a pena aquela luta da década de 1950, de Abdias [Nascimento], de Ruth de Souza [1921-2019], Léa Garcia [1933-2023]. Hoje você vê uma Flavia Oliveira, a Maju, um movimento maravilhoso", acrescentou.

Para ele, Vale Tudo vai trazer à tona debates que são mais atuais do que nunca. "O tempo girou. É uma tristeza. O grau de violência, desrespeito... Hoje, você criar um filho, uma neta, é um tiro no escuro. Vale Tudo está conectado com o tempo de hoje. Muita crueldade, desrespeito. O feminicídio, o preconceito... Tudo aumentou muito", lamentou ele.

Ainda assim, a novela mantém muitos aspectos da obra original, mas com uma nova roupagem. "O olhar da Manuela Dias, o respeito pela obra de Gilberto Braga, está de pé, presente, intacta. Se eu boto um tecido em meu corpo, é o mesmo linho que eu colocava quando eu tinha 20 e poucos anos, mas hoje é diferente, ele tem uma nova textura. A textura que a Manuela dá, o brilho que ela dá, traz para essa geração esse novo olhar de Vale Tudo", comentou ele.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.