EM SÃO PAULO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Queda de avião em São Paulo: testemunhas relatam momentos de desespero ao ver aeronave cair
Uma aeronave de pequeno porte caiu na manhã desta sexta (7) na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, e deixou muitas pessoas aterrorizadas com o acidente. A queda aconteceu sobre um ônibus na avenida Marquês de São Vicente, que estava cheia por conta do trânsito comum no horário de pico, e testemunhas relataram ao Bom Dia São Paulo o desespero de assistir à tragédia.
Pessoas que estavam nos arredores da avenida durante o momento em que o jatinho caiu afirmaram que o avião se arrastou sobre árvores e placas, até que chegou ao solo. O piloto, que ainda não foi identificado, não conseguiu mais controlar o impacto. Ao bater na traseira de um ônibus, a explosão foi imediata.
"Eu estava passando de moto, ouvi um barulho de avião vindo do céu. Ele pegou na árvore lá da frente, começou a despejar querosene e, quando chegou na frente, bateu no ônibus e explodiu. Eu parei, e pensei: 'e agora?'. Começou a vir o SAMU, polícia, demoraram um pouco ainda para chegar. Mas foi bem feia a queda", detalhou um engenheiro identificado apenas como João no jornal matinal da Globo.
O jovem ainda contou que teve sorte, e que poderia ter sido uma das vítimas fatais do acidente. "Eu esqueci a chave da moto, não sabia onde estava. Eu sai mais tarde de casa e pensei: 'vou chegar atrasado no serviço'. Mas graças a Deus eu perdi a chave, senão tinha pegado em mim o avião", disparou.
O motoboy Genival Dantas contou que tudo aconteceu muito rapidamente. "Eu estava na rotatória, ia pegar o acesso para a avenida Sumaré e estava parado bem na faixa onde faz o retorno para a avenida. A gente viu só o vulto. De repente, desceu aqui pela avenida o avião, e ficamos sem sentido. Não sabíamos se acreditava se era mesmo um avião. A gente só viu depois, quando ele desceu, e a bola de fogo. Explodiu na hora, não via mais nada, os carros nem saíam do semáforo", disse.
"O avião passou aqui no sentido da Lapa, saiu arrancando palmeiras, as placas de trânsito que ele arrancou pareciam até folhas. Foi muito rápido, ele caiu de repente. A gente que estava de costas, quando viu foi só o vulto. Não fui nem lá, ficamos sem sentido na faixa. Fiquei parado no meu lugar, sem acreditar", contou, atônito.
Já o personal trainer Adriano Molina acredita que o piloto tentou fazer de tudo para causar os menores impacto e prejuízo possíveis. "A aeronave veio, foi perdendo altitude, o piloto, que deve ter muita experiência, tentou pousar na Marquês de São Vicente. Ele veio se arrastando pela Marquês à fora, foi indo, indo, muitos carros desviando, mas, infelizmente, quando chegou na frente, ele estava destroçando no chão pelo impacto. Ele bateu na traseira do ônibus e foi aí que deu a maior explosão", lamentou.
"Espero que não tenham muitas vidas perdidas ali. Pelo impacto, eu vi a face do piloto, o desespero de tentar pousar a aeronave. Isso me deixou mais assustado, chocado. Acho que ele tentou fazer a melhor parte dele, tentou salvar e não matar muita gente aqui, porque o fluxo de trânsito essa hora é muito lotado. Mas, infelizmente, bateu na traseira do ônibus. E está entupido de querosene. Foi um impacto muito grande, muito assustador", pontuou.
O modelo de jatinho que caiu na avenida foi um Beechcraft King Air F90, com informações preliminares de que havia duas pessoas a bordo. Ambas morreram carbonizadas. Ainda não foram identificadas vítimas fatais no ônibus, mas o motorista e pelo menos mais dois passageiros ficaram feridos, assim como um motoqueiro que passava pelo local.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Bom Dia São Paulo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.