NOVELAS COREANAS
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Choi Jeong-won na novela coreana A Lenda - Um Luxo de Sonhar, que estreia dia 13 na PlayTV
Em Volta por Cima, o público da TV aberta vê como Tati (Bia Santana) é fissurada nos k-dramas, e a trama da Globo trouxe também a história de Jin (Allan Jeon), ator que desistiu do sucesso nas séries coreanas para viver no subúrbio carioca. Essa é uma prova de como os doramas estão cada vez mais populares por aqui. Motivo de comemoração para o vice-presidente da PlayTV, Leonardo Zalcman, que licenciou as novelas coreanas no ano passado. "Estourou a bolha", diz.
Zalcman explica que esse é um movimento que está acontecendo há mais de dez anos e tem evoluído naturalmente. "A gente teve a felicidade de licenciarmos as novelas na hora desse movimento da Globo; então, acho que só fortaleceu. Mas nosso negócio foi muito pensado, porque a gente quer entrar nas TVs Fast com conteúdo quase que 24 horas coreano dublado. Isso é para lá de um desafio", diz o executivo.
As novelas coreanas são dubladas na Play TV. O canal estreou W - Dois Mundos (2016) em novembro e, a partir do próximo dia 13, vai colocar no ar A Lenda: Um Luxo de Sonhar (2013).
"É um drama, a história de uma mulher que começou por baixo e depois foi crescendo na vida. É muito interessante, uma trama que conecta o público. O pessoal fala que é a Avenida Brasil [2012] da Coreia", compara Zalcman.
Um terceiro dorama ainda será lançado neste primeiro trimestre de 2025, Descendentes do Sol (2016). Essas três primeiras novelas fazem parte do acordo que o canal fechou com a ProBrazil Media.
"Vamos decidir juntos quais conteúdos a gente vai trazer ou não, e a ideia com essas três novelas era serem diferentes: uma é o webtoon, outra totalmente romântica e uma terceira com várias minitramas no meio. Assim a gente consegue entender como o nosso público vai responder", comenta.
A PlayTV também testou horários diferentes e já sentiu o retorno de um público mais velho nos horários alternativos.
"Apostamos às 19h30 para ver como é que performaria, e tem sido interessante essa experiência de sentir um pouco o público. Teve um dia que a gente atrasou três minutos, e o nosso WhatsApp e o e-mail bombaram. Foi uma rebelião, foi um negócio engraçado, a gente não imaginava que ia ter essa repercussão."
K-drama é a designação dada às séries de TV produzidas na Coreia do Sul, que têm média de 30 capítulos com uma hora de duração cada um.
Já os doramas são produções do leste asiático, principalmente japonesas e coreanas, que têm estilo de séries norte-americanas misturado com novelas brasileiras. Em geral, as histórias têm começo, meio e fim.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.