Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM QUERER?

Reportagem vaza segredo da Globo guardado a sete chaves

Novo logotipo do Bom Dia SP aparece à esquerda da repórter Jacqueline Brazil -

Novo logotipo do Bom Dia SP aparece à esquerda da repórter Jacqueline Brazil

DANIEL CASTRO

Publicado em 7/5/2017 - 6h16

A Globo exibiu em seus telejornais locais, na última sexta-feira (5), uma reportagem sobre as novidades gráficas e tecnológicas que implanta no jornalismo de São Paulo a partir desta segunda-feira (8). Apesar do esforço da emissora para preservar as principais surpresas para o dia da estreia, o material deixou vazar o novo logotipo do Bom Dia São Paulo, um segredo que vinha sendo guardado a sete chaves durante meses.

Durante uma entrevista da repórter Jacqueline Brazil com o diretor de arte da emissora, apareceu ao fundo, em uma tela de televisor, a nova logomarca do BDSP. Ela traz um sol nascente, na cor amarela, ao lado das letras S e P. A nova logomarca era desconhecida pela grande maioria dos jornalistas da emissora até a semana passada.

A mesma linguagem acompanhará os outros dois telejornais locais, o SPTV 1ª Edição e o SPTV 2ª Edição, que, após 34 anos, mudam de nome: passam a ser chamados apenas de SP 1 e SP 2. Na edição de sexta dos SPTVs, aliás, a apresentadora Gloria Vanique já os chamou com a nova nomenclatura.

Enquanto o Bom Dia SP tem a cor amarela, em referência ao sol nascente, o SP 1, ao meio-dia, será predominantemente laranja. À noite, o SP 2 adotará o azul.  Os SPTVs perderão os TVs porque deixaram de ser produtos apenas televisivos, já que também são consumidos em computadores, celulares e tablets. 

Reprodução

A partir de amanhã, o logotipo do Bom Dia São Paulo terá um sol nascente ao lado da sigla SP

Outra grande novidade do pacote é a adoção de tarjas com manchetes, com os títulos das reportagens que estão sendo apresentadas, como já fazem os canais de notícias e os programas sensacionalistas.

A mudança também tem uma explicação tecnológica: hoje as pessoas vêem TV em telas de diferentes tamanhos e muitas vezes sem som. As manchetes ajudam a informar o que está sendo noticiado.

Os telejornais ganharão novas vinhetas de abertura. Parecidas com mapas de aplicativos de trânsito, vão variar conforme o noticiário. Na época do Carnaval, por exemplo, um sobrevoo sobre o mapa de São Paulo privilegiará a região do sambódromo do Anhembi, na zona norte.

Nos cenários, as grandes vedetes prometem ser novos telões interativos. Eles mostrarão vídeos de telespectadores enviados via redes sociais e permitirão aos apresentadores acionarem câmeras em diferentes pontos da cidade.

Com a nova tecnologia, durante a previsão do tempo do Bom Dia São Paulo, Rodrigo Bocardi e Gloria Vanique poderão mostrar o tempo e a temperatura de quase todas as cidades do Estado com um simples clique no mapa. Nas entradas ao vivo de repórteres no SP 1 e SP 2, serão exibidos o tempo e a temperatura do bairro em que está sendo feita a transmissão.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.