LUTO
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Phil Donahue em entrevista ao canal Democracy Now; jornalista pioneiro dos EUA morreu aos 88 anos
Renomado apresentador norte-americano, Phil Donahue morreu no domingo (18) aos 88 anos. Familiares confirmaram à People que o âncora sofria há anos com uma doença --a qual preferiram não especificar-- e que ele morreu em casa, cercado por seus filhos, netos e mulher. Pioneiro do talk show diurno na TV dos Estados Unidos, o comunicador é reconhecido por ter revolucionado a maneira de se fazer jornalismo no país.
A carreira de Phil Donahue como jornalista começou nos anos 1950. Menos de 20 anos depois, especificamente em 1967, ele já tinha um talk show homônimo, chamando a atenção do público por abordar temas controversos como nenhum outro programa fazia.
A credibilidade dele ficou ainda maior quando Donahue levou os espectadores durante uma semana para trás das grades de uma penitenciária estadual de Ohio, em 1971 --dedicando a transmissão de uma hora para trazer à tona questões totalmente singulares.
Ele falou para milhões de americanos sobre abuso infantil na Igreja Católica, feminismo e relações raciais, em uma época em que esses assuntos eram considerados ainda mais tabu do que são atualmente.
Donahue também foi o primeiro a permitir que a plateia fizesse perguntas para os convidados. Em 1974, ele encontrou seu nicho e trouxe o talk show para o horário diurno, transformando totalmente a percepção televisiva norte-americana.
Em 1985, o programa passou a ser transmitido de Nova York e ao vivo, com convidados extraordinários e distintos. Entre músicos, atletas e políticos, algumas de suas entrevistas mais marcantes foram com Nelson Mandela (1918-2013), que ficou eternizada como a primeira participação em um talk show do líder africano, e com os candidatos Bill Clinton e Jerry Brown Jr., em um debate presidencial sem moderador ou intervalos.
Por suas contribuições à TV norte-americana, Phil Donahue ganhou 20 prêmios Emmy durante toda sua carreira --metade deles como melhor apresentador, e a outra metade pelo talk show em si. Ele também é reconhecido por ter pavimentado o caminho para que outros apresentadores da TV diurna, como Oprah Winfrey e Ricki Lake, pudessem fazer sucesso.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.