Programação 2014
Divulgação
Cena de Planeta dos Macacos - A Origem, filme da Fox que deverá ser exibido pela Globo em 2014
DANIEL CASTRO
Publicado em 28/11/2013 - 20h27
Atualizado em 29/11/2013 - 5h30
A Globo está negociando com a Fox um pacote de filmes para exibir em sua programação em 2014.
A lista dos longas em negociação é encabeçada pela animação Rio, dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, sobre uma arara azul brasileira criada nos Estados Unidos que retorna ao Rio de Janeiro para acasalar com a última fêmea da espécie.
Estão no pacote também Planeta dos Macacos - A Origem, produção de US$ 93 milhões, Os Pinguins do Papai, com Jim Carrey, X-Men - First Class e o drama Água para Elefantes. Todos são filmes de 2011 com bons desempenhos de bilheteria.
Entre os longas nacionais, estão Assalto ao Banco Central, dirigido por Marcos Paulo, À Beira do Caminho, de Breno Silveira, e Onde Está a Felicidade?, de Carlos Alberto Riccelli.
A Globo também compra filmes distribuídos pela Sony/Columbia. Dos grandes estúdios, a Warner tem acordo com o SBT e a Universal Studios com a Record.
O acordo da Globo com a Fox é de volume deal. Ou seja, a rede tem preferência na compra dos títulos distribuídos pela Fox, mas não é obrigada a levar todos. Os valores dos longas são fixados conforme o desempenho nas bilheterias. Quanto mais público nos cinemas, mais caro para a TV.
A Globo já se recusou a pagar preços praticados pela Fox. Foi assim que a Record levou A Era do Gelo.
As negociações entre emissoras de TV e distribuidoras de filmes estão cada vez mais tensas. Devido às novas janelas de exibição (DVD, TV por assinatura, video on demand, over-the-top), os filmes cada vez mais rendem menos audiência. E as TVs querem pagar menos por eles.
O SBT, por exemplo, está revendo a parceria milionária com a Warner. Desde os anos 1990, o SBT compra todos os filmes, séries e desenhos da Warner. Vai passar a comprar apenas um pacote escolhido por ela, como a Globo faz com a Fox. Pagará menos, mas perderá a exclusividade dos produtos da distribuidora.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.