Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Habitação

Nova série de Paulo Markun mostra como é morar em palafita e favela

Gonzalo Melgar

Casas flutuantes na Amazônia mostradas na série Habitar, do canal Sesc TV, que estreia domingo (10) - Gonzalo Melgar

Casas flutuantes na Amazônia mostradas na série Habitar, do canal Sesc TV, que estreia domingo (10)

REDAÇÃO

Publicado em 7/11/2013 - 19h34
Atualizado em 9/11/2013 - 9h10

O canal Sesc TV estreia neste domingo (10), às 20h, a série Habitar, que mostra as diferentes moradias do brasileiro.

Diretores de Habitar, o jornalista Paulo Markun e o cineasta Sérgio Roizenblit sugeriram ao Sesc TV um produto similar à série Arquiteturas, também criada por eles, sobre obras arquitetônicas brasileiras, que estreou no canal em abril deste ano. Na nova série, entretanto, Markun e Roizenblit optaram por um enfoque mais antropológico.

Markun e Roizenblit percorreram desde março mais de 12 mil quilômetros e visitaram 18 cidades de Norte a Sul do país.

Em formato de documentário, com cenas longas e poucos cortes, os episódios foram gravados com steadycam, que permite ao telespectador ter a sensação de entrar na casa das pessoas como um visitante.

O programa de estreia, Palafitas e Casas Flutuantes, mostra a vida de famílias que vivem em casas suspensas na Amazônia, com participação do escritor Milton Hatoum, que lê um trecho de seu livro, A Cidade Ilhada.

Durante oito meses, Markun e Roizenblit visitaram 13 habitações com características completamente diferentes. Além das palafitas na Amazônia, os diretores conheceram repúblicas universitárias em Minas Gerais, casas sertanejas em Alagoas, favelas no Rio de Janeiro e casas de colonos alemães em Santa Catarina, entre outras moradias.

Das moradias visitadas, Markun tem a sua favorita: “Jamais imaginei que a maloca indígena pudesse ser bastante confortável. Não tem mosquito, não é tão quente, funciona como um abrigo mesmo”, revela o jornalista, que não moraria em apartamentos de luxo. “São verdadeiros ‘museus do ego’”, declara.

Com 13 episódios de 52 minutos, a série Habitar poderá virar documentário para o cinema em 2014.

O Sesc TV está disponível nas operadoras Sky (canal 3), Net (137) e Oi TV (29). A programação também é transmitida pela internet.

Assista ao vídeo promocional da série Habitar:


Programa: Habitar

Quando: Domingos, 20h. Estreia dia 10

Onde: Sesc TV


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

TUDO SOBRE

TV Paga

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.