Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Programação

Horário de verão faz Globo exibir só segundo tempo de jogo no Norte

Divulgação/Flamengo

O atacante Hernane, que fez três gols para o Flamengo contra o Botafogo, jogo transmitido com atraso - Divulgação/Flamengo

O atacante Hernane, que fez três gols para o Flamengo contra o Botafogo, jogo transmitido com atraso

REDAÇÃO

Publicado em 24/10/2013 - 16h11
Atualizado em 24/10/2013 - 19h40

Por causa do horário de verão e da classificação indicativa, a Globo está exibindo somente o segundo tempo dos jogos de futebol das quartas-feiras no Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre.

Ontem (23), a emissora começou a transmitir Flamengo x Botafogo, pela Copa do Brasil, às 21h10 locais, quando já eram 23h10 no Rio de Janeiro, local da partida. A emissora não exibiu um compacto do primeiro tempo para compensar.

Entre Manaus e Brasília ,há duas horas de diferença no fuso por causa do horário de verão. Como a novela das nove, Amor à Vida, tem classificação indicativa de 12 anos, não pode ser exibida antes das 20h. Ou seja, ela só começa depois das 22h do fuso de Brasília, quando as partidas de futebol já se iniciaram.

Situação parecida, mas menos grave, acontece no Nordeste. Ontem, Flamengo x Botafogo só começou a ser transmitido no Nordeste quando o jogo já estava com 11 minutos de bola rolando.

Houve atraso até na transmissão de Sport e Libertad, pela Copa Sul-Americana, disputada em Recife. A exibição da partida em Pernambuco começou quando a bola já rolava havia mais de dez minutos.

Os atrasos ocorrem porque, como o Nordeste não tem horário de verão, a Globo exibe uma grade específica para a região. A novela das sete é exibida depois do Jornal Nacional, que começa às 19h30 (20h30 em Brasília).

Como às quartas há futebol ao vivo, as novelas das sete e das nove são compactadas. Mesmo assim, o intervalo entre o JN e o futebol (pouco mais de uma hora) é insuficiente para resumir as duas novelas. Elas acabam invadindo o horário do esporte.

O atraso no futebol gerou protestos de telespectadores. “É ridículo ver o futebol na Globo. O jogo só começa quando está com 15 minutos”, reclamou um internauta no Twitter.

"Sou torcedor do Flamengo desde 9 anos. É revoltante, frustrante, uma falta de respeito com os telespectadores. Eles anunciam, mas só começam a transmitir depois que a partida começa. É como se vendessem um produto pela metade”, desabafou ao Notícias da TV o segurança patrimonial Toni Passos, 41 anos.

A Central Globo de Comunicação diz apenas que "em função do horário de verão, a grade de programação precisa ser constantemente ajustada, sobretudo para acolher os eventos ao vivo; tratamos de fazer isso com o menor impacto possível para o nosso público".

TUDO SOBRE

Globo

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.